Para obter novas visões do mercado, a Advanced Lipids, fabricante do ingrediente de gordura InFat, entrevistou 211 pais chineses urbanos. Todos alimentavam seus filhos com fórmulas infantis apenas ou em combinação com a amamentação. Quase três em cada cinco (59%) nomearam valor nutricional como um dos dois fatores mais importantes para eles na escolha da fórmula, enquanto 45% escolheram qualidade e 39% escolheram a segurança. Apenas 6% disseram que o preço era um fator importante.
A pesquisa mostra que muitos pais chineses estão preparados para comprar produtos de alta qualidade. Oito em cada dez (80%) dos entrevistados (os quais viviam em grandes cidades e tinham uma renda conjunta acima da média nacional) disseram ter tentado pelo menos duas fórmulas diferentes, com 38% tentando pelo menos três.
As razões mais comuns para a troca de produtos foram que outra fórmula oferecia maior qualidade (75%) e preocupações com segurança (74%). De acordo com a pesquisa, a fonte mais comum de informações era a internet: 71% dos pais pesquisavam on-line antes de decidir por um produto, em comparação com 49% que consultavam amigos e 27% que procuravam o conselho de um médico.
Sigalit Zchut, gerente de marketing clínico da Advanced Lipids, disse que a pesquisa mostra claramente que os consumidores chineses de fórmulas são altamente focados na qualidade. "Eles querem o melhor para seus filhos e estão preparados para comprar o melhor valor nutricional possível".
Os pais eram muito mais propensos a preferir comprar produtos de fórmula fabricados no exterior do que na China (82% versus 18%). No entanto, o país de origem não foi um fator significativo na escolha do produto, com apenas 2% dos entrevistados considerando-o um dos fatores mais importantes na escolha de uma fórmula.
Ronald van der Knaap, CEO da Advanced Lipids, acrescentou que depois de preocupações bem divulgadas sobre a segurança de algumas marcas de fórmulas chinesas, muitos consumidores recorreram à fórmula fabricada no exterior. No entanto, é interessante notar que o país de origem não é, em si, um grande impulsionador da escolha do produto. Não é suficiente para os consumidores chineses que um produto venha do exterior - ele tem que oferecer alta qualidade".
Este ano marca dez anos desde o escândalo do leite contaminado na China, que levou à morte de pelo menos seis bebês e afetou milhares mais devido à contaminação de leite com o composto químico melamina. O fato levou a uma maior confiança nos produtos lácteos importados e, de acordo com a pesquisa da Mintel, significa a nova classe média da China busca para seus filhos produtos que são seguros de consumir.
As informações são do FoodBev, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.