ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeto mineiro melhora a vaca, o leite e o queijo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/07/2002

2 MIN DE LEITURA

0
0
Aproveitando a vocação regional e partindo do trabalho iniciado pela Associação Comercial e Industrial de Rio Pomba (Acirp) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), vários órgãos mineiros se uniram e criaram o Circuito do Queijo. O projeto surgiu em 1998, dentro do Programa de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Pomba, região de Juiz de Fora (MG), e hoje engloba 16 municípios e 46 pequenas e médias agroindústrias.

A base do trabalho é o leite, que é transformado em queijos, iogurtes, doce de leite e sorvetes nas propriedades rurais e até mesmo em pequenas agroindústrias nas cidades. Também contempla outros produtos da agricultura, como rapadura, biscoitos e doces de frutas regionais, para aproveitar o pico de produção e conseguir uma renda extra.

Foco no leite

Desde o início, o presidente da Acirp, José Alcides Pereira, começou os contatos com outras prefeituras e possíveis parceiros. O Sebrae acompanhou as reuniões, conforme explica o coordenador do projeto Circuito do Queijo, Eduardo José Dilly. "Sugerimos a criação de uma agência de desenvolvimento, nos moldes de outras que existiam na zona da mata mineira, com o foco no leite e na agricultura", conta, acrescentando que a idéia era desenvolver um programa global, envolvendo meio ambiente, ecoturismo, turismo rural, esporte e lazer, legislação e legalização das pequenas e microindústrias, com inspeção estadual e municipal.

Outros parceiros uniram-se em torno desse trabalho. A Embrapa Gado de Leite, de Coronel Pacheco, começou a repassar a tecnologia de manejo alimentar, reprodutivo e sanitário do gado leiteiro. Assim, o projeto, que teve origem em Tabuleiro e Rio Pomba, expandiu-se para os municípios vizinhos: Coronel Pacheco, Dores do Turvo, Goianá, Guarani, Mercês, Oliveira Fortes, Paiva, Piau, Piraúba, Rio Novo, Santa Bárbara do Triângulo, São João Nepomuceno, Silverânia e Tocantins. Hoje, conta, também, com a participação da Escola Agrotécnica Federal e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

"A proposta era valorizar os produtos e fortalecer as pequenas agroindústrias, de forma a manter o pessoal no campo e na atividade leiteira", explica o chefe do Centro Tecnológico de Laticínios Cândido Tostes, unidade descentralizada da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Geraldo Alvin Dusi, outro parceiro no projeto. Dusi explica que a pecuária de corte está migrando para a região, ocupando o lugar do gado de leite nas áreas grandes, pela menor exigência em mão-de-obra.

A meta final do projeto, segundo ele, é o controle de qualidade do produto, porém, a primeira etapa é a certificação, com um selo de origem. "Vamos incentivar a montagem de quiosques à beira da estrada, com produtos do Circuito do Queijo, com o selo de origem, que será fornecido pela Agência de Desenvolvimento Rural (Ader) do Circuito do Queijo", diz Eduardo Dilly, do Sebrae. O órgão, em conjunto com o Instituto Cândido Tostes, acabou de realizar um diagnóstico para verificar as carências dos laticínios da região. "Com base nesse resultado, vamos desenvolver o Programa de Consultoria Tecnológica para melhorar o seu produto e outorgar o selo".

Fonte: O Estado de São Paulo, Suplemento Agrícola (por Beth Melo), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures