Projeto em MG aproveita soro do leite para atletas
Subproduto do queijo, que era descartado, se transforma em alimento para jovens em Lavras graças à iniciativa do Laticínio Verde Campo, que tem como parceira a prefeitura local.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
O engenheiro, presidente do Laticínio Verde Campo, explica que, na produção do queijo, parte das proteínas, cálcio e açúcar ficam na iguaria e parte vai para o soro. Historicamente, ele é usado no Brasil na alimentação animal, isso porque a quantidade de água em relação aos nutrientes é muito grande - enquanto o leite guarda 3,2% das proteínas, o soro tem apenas 0,7%. Assim, é preciso ingerir muito soro para se chegar perto da condição nutritiva do leite.
Mas, com a ajuda da tecnologia, Alessandro Rios conseguiu deixar de lado o desperdício, usando a nanofiltração. São membranas altamente seletivas que permitem, na passagem do soro, filtrar a água e reter os nutrientes. "Compramos esse equipamento e, agora, concentramos 2% de proteínas e produzimos bebidas a partir do soro concentrado. O custo é de 60% a menos do que aquelas produzidas a partir do leite", diz.
O trabalho tem como parceira a Prefeitura de Lavras. A equipe de nutricionistas do município ajuda a enriquecer bebidas achocolatadas e iogurtes com vitaminas e ferro. Para a administração municipal e instituições de caridade de Belo Horizonte os produtos são vendidos a preço de custo. "A prefeitura conseguiu aumentar em 60% o número de crianças atendidas sem gastar nada a mais, usando a mesma verba que tinha disponível para escolas e projetos sociais", afirma Alessandro, que tem duas vertentes de trabalho. A primeira é a venda a preço de custo para as entidades, a outra é o projeto social apoiado pelo Verde Campo - um programa esportivo que atende 110 crianças da Escola Municipal José Serafim, no Bairro Novo Horizonte, cuidando da alimentação delas durante a preparação.
Alessandro Rios avisa: "A fábrica está aberta, não temos segredos em relação à tecnologia. Ficaremos felizes se o maior número possível de empresas e indústrias no Brasil adotarem esse projeto".
A matéria é de Junia Oliveira, para o Estado de Minas, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
RIO BONITO - RIO DE JANEIRO
EM 19/09/2012
Por outro lado, com o seu aproveitamento alimentício, evita os riscos ambientais de seu despejo industrial inadequado e dificuldade em seu tramento.

MONTANHA - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 12/03/2012
SANTARÉM - SANTARÉM - PESQUISA/ENSINO
EM 28/09/2011