ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeto de pesquisa produz queijos a partir de bactérias humanas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/03/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
Vivemos em um mundo cercado por ricas comunidades de microrganismos, mas em uma cultura mundial que enfatiza a antissepsia total. As bactérias de nossa pele e de nosso intestino são cruciais para nos manter saudáveis, mas os microrganismos permanecem invisíveis até que algo dê errado. Iniciativas como o Projeto do Microbioma Humano , Belly Button Biodiversity , o projeto o Bioweathermap e o Microbiology of the Built Environment Network buscam sequenciar o genoma que nos cerca, para catalogar as bactérias de nossos corpos e de nosso ambiente.

O projeto Bacterially.org está relacionado a isso e tem metas paralelas a esses projetos de catalogação. O projeto busca isolar, classificar e caracterizar microrganismos da pele humana para entender melhor o ecossistema do corpo humano, para explorar as conexões entre nossos corpos e nosso alimento e para criar comunidades microbianas com novas propriedades. Através da exploração do microbioma humano e sua conexão com nossas vidas, o projeto visa promover a aceitação do mundo microbiano e explorar novos caminhos de projetos.

Esse projeto começou com a percepção de que o ecossistema da pele humana era frequentemente similar aos microrganismos característicos dos queijos. A bactéria responsável pelo odor do queijo Limburger está intimamente relacionada à bactéria que habita o pé humano. Os buracos e o odor característicos do queijo suíço são produzidos por uma bactéria relacionada a espécies encontradas nas axilas. Para explorar a conexão entre nossa pele e nosso alimento, o projeto produziu queijos obtendo intencionalmente amostras de bactérias dessas regiões do corpo e fazendo cultura de bactérias da pele no leite.

Cada queijo produzido por esse processo é único à pessoa e à parte do corpo de onde veio, criando odores e características únicas. À medida que esse projeto continue, a ideia é estudar como os organismos trabalham juntos para produzir nossos queijos e projetar um consórcio especial de microrganismos coletados nas amostras para produzir queijos feitos sob medida.

A matéria é do bacterially.org, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

Você já fez sua inscrição para o Interleite Sul (3 a 5/04 - Chapecó)? Acesse https://www.interleite.com.br/sul/!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures