Projeto "Balde Cheio" será apresentado na Dinapec

A Dinapec (Dinâmica Agropecuária) abre seus trabalhos na próxima quarta-feira (7), na sede da Embrapa Gado de Corte, localizada no Km 4 da BR 262, em Campo Grande-MS. A primeira apresentação, as quais serão iniciadas a partir das 14 horas, será a palestra "Balde Cheio", um projeto inovador de transferência de tecnologias a ser apresentado pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), Fernando Campos Mendonça.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Dinapec (Dinâmica Agropecuária) abre seus trabalhos na próxima quarta-feira (7), na sede da Embrapa Gado de Corte, localizada no Km 4 da BR 262, em Campo Grande-MS. A abertura oficial do evento será às 9h30, com a presença de lideranças do setor agropecuário, políticos, chefes das Unidades participantes do evento e empregados da Embrapa.

A primeira apresentação, às 14 horas, será a palestra "Balde Cheio", um projeto inovador de transferência de tecnologias a ser apresentado pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), Fernando Campos Mendonça. O projeto "Balde Cheio", um dos trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), se caracteriza pelas inovações nos métodos de transferência de tecnologia e por ter obtido sucesso, o que nem sempre ocorre nesse tipo de ação, pois um dos históricos problemas das instituições da pesquisa é justamente fazer com que os resultados cheguem ao produtor rural.

O projeto já ganhou diversos prêmios, medalhas e diplomas, inclusive como um dos finalistas, em 2009, do Prêmio de Tecnologia Social, promovido pela Fundação Banco do Brasil. Com cerca de quatro mil propriedades assistidas, em 20 Estados e no Distrito Federal, o trabalho demonstra a viabilidade - técnica e econômica - da pequena propriedade, ou propriedade familiar, para a produção de leite.

Alguns de seus resultados são a obtenção de lucro em propriedades antes deficitárias, o aumento da renda do pequeno produtor, a redução do êxodo rural e o aumento da produção de leite, por hectare/ano. Tudo isso com metodologia inovadora, que supera muitos dos problemas normalmente enfrentados pela transferência de tecnologia da pesquisa para o campo, segundo diz o engenheiro agrônomo Artur Chinelato de Camargo, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste e responsável pelo projeto.

As propriedades assistidas possuem, em sua maioria, até 20 hectares. A tecnificação e o bom gerenciamento permitem que esses produtores familiares multipliquem sua renda, renda essa que, em alguns casos, era, antes de aderirem ao projeto, inferior a um salário mínimo.

A Embrapa Pecuária Sudeste não dá recursos financeiros para o produtor. O aumento de renda vem da sua própria atividade, ao adotar, gradativamente, aquelas tecnologias, manejos e bom gerenciamento. A única coisa que os produtores precisam dar à Embrapa: todas as informações, contabilidade escrita e a propriedade aberta permanentemente para monitoramento e vistorias, além de visitas de outros produtores interessados em aprender.

Produtores e técnicos interessados em participar do projeto deverão entrar em contato com a equipe da Embrapa Pecuária Sudeste pelo telefone (16) 3411-5600 ou pelo e.mail: sac@cppse.embrapa.br, onde ficarão sabendo de mais detalhes para inclusão de seu município ou de sua região no Projeto Balde Cheio.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?