Esse prêmio de grande prestígio foi criado para reconhecer a contribuição científica de pesquisadores que trabalham em universidades fora dos Estados Unidos. O professor José Luiz Vasconcelos foi premiado por suas contribuições nas áreas de manejo reprodutivo de vacas leiteiras e pelo avanço no conhecimento da fisiologia reprodutiva de bovinos quanto aos aspectos relacionados ao estabelecimento e manutenção da prenhez como resultado de pesquisas próprias e de seus orientados.

Essa premiação também reconhece a contribuição do professor José Luiz quanto a formação de jovens profissionais e pesquisadores nas áreas de medicina veterinária e zootecnia, e seu programa de fomento de disseminação de tecnologias através do curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos promovido pela empresa CONAPE Jr. José Luiz é professor do Departamento de Produção Animal na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP em Botucatu. É também colunista do MilkPoint, com diversos artigos técnicos sobre reprodução assinados em conjunto com Ricarda Maria dos Santos (clique aqui e confira alguns deles).
Além dele, outros dois brasileiros já receberam essa mesma premiação, os professores Vidal Pedroso de Faria (1995) e Wilson Soares de Mattos (2010) ambos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.
Após a premiação, o professor José Vasconcelos se reuniu com vários de seus alunos para confraternizar.

