Os produtos lácteos representam uma grande fatia do crescente mercado de consumidores que procuram por produtos saudáveis voltados para o controle de peso. Manteiga, grãos, farinha e refeições congeladas estão tendo sua demanda expandida.
O mercado global de controle de peso está mudando. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Fact.MR, o foco são os consumidores que tendem ao estilo de vida "saúde e bem-estar", ao invés das dietas.
A empresa prevê que a demanda por alimentos embalados para controle de peso deverá expandir-se a um ritmo significativo nos próximos anos e espera que o volume total ultrapasse 118,2 milhões de toneladas em 2018. A América do Norte é um dos mercados mais lucrativos para os produtos industrializados para controle de peso, superando a Europa em 2017, com mais de 30% de participação de mercado.
Associados a vários distúrbios cardiovasculares, as preocupações com a obesidade desencadearam o consumo de alimentos funcionais, como produtos de controle de peso. Este aspecto continua a influenciar as vendas desses produtos, complementando o crescimento do mercado”, disse a Fact.MR.
Os produtos lácteos são declaradamente os alimentos embalados mais procurados no controle de peso em mais de 78,7 milhões de toneladas vendidas em 2017. A manteiga é a mais popular entre os consumidores, que deverá ultrapassar as 3,4 milhões de toneladas em 2018.
Alimentos prontos para consumo permanecerão atraentes para as partes interessadas e consumidores, respondendo por mais de 60% das vendas globais em 2017. As pessoas também estão procurando por alimentos embalados minimamente processados para se manterem saudáveis, 'limpos' e livres de produtos químicos usados em produtos altamente processados.
"O crescimento do mercado de controle de peso também é complementado pela exibição de conteúdo na parte frontal ou traseira da embalagem. A rotulagem de alimentos fornece informações nutricionais sobre ingredientes e produtos, juntamente com a ingestão de calorias", explicou a Fact.MR.
Tal fato melhorou a conveniência do consumidor em controlar as calorias que consome como parte de sua dieta diária pré e pós-treino. Além de ter aumentado significativamente as vendas de alimentos embalados no controle de peso.
A guerra comercial com a China também tem sido um fator no mercado em termos de altas tarifas de castanhas, trigo, soja e produtos lácteos, impactando o comércio internacional de alimentos para controle de peso, juntamente com as alterações de preços nos dois países nos próximos anos.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.