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Produtos lácteos continuam direcionando mercado de alimentos funcionais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/03/2004

2 MIN DE LEITURA

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O leite e os queijos permanecem sendo alguns dos principais alimentos da dieta em grande parte do mundo, mas o iogurte continua sendo o principal motor para o crescimento no mercado global, devido à sua versatilidade como um produto funcional, de acordo com um relatório realizado pela analista de mercados Euromonitor.

Os consumidores estão cada vez mais demandando alimentos que prometem melhorar a saúde e benefícios funcionais extras, e isso tem levado ao desenvolvimento de produtos como os iogurtes de beber com probióticos, que têm uma vantagem agregada de ser portátil e de fácil consumo.

O relatório sugere que o futuro desenvolvimento destes alimentos funcionais e voltados para a saúde será um direcionador chave para o mercado de lácteos nos próximos anos. Leites com reduzido teor de gordura e enriquecidos, iogurtes pré e probióticos e queijos orgânicos são exemplos desta tendência.

Para os iogurtes, esta tendência em direção a produtos mais saudáveis está estimulando a demanda por ingredientes "naturais" como sucos de frutas. O lançamento nos Estados Unidos no ano passado do iogurte de beber Dannos Frusion Smoothies Fruit - uma mistura de iogurte de beber e suco de fruta - é um exemplo típico dos produtos lácteos híbridos que oferecem saúde, sabor e conveniência, que a Euromonitor prevê que irão direcionar o crescimento do mercado nos próximos anos.

As vendas de lácteos também têm sido direcionadas pela rápida expansão no desenvolvimento de mercados na Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio, segundo sugere o relatório. Os programas de saúde pública têm aumentado o consumo per capita em muitos países e os processadores têm rapidamente se adaptado a produtos que suprem necessidades locais específicas - como o leite UHT com grande prazo de validade ou o leite empacotado em embalagens menores para se adaptar à alta freqüência de compra de alimentos nos países em desenvolvimento.

A China apresentou o mais rápido crescimento em 2003, com um aumento de duplo dígito nos valores de vendas devido principalmente ao aumento da demanda por leite UHT. Isso foi direcionado pela aumentada conscientização dos consumidores sobre os benefícios nutricionais dos produtos lácteos - tradicionalmente negligenciados em muitos mercados asiáticos. A demanda por leite também aumentou em resposta aos programas de leite escolar designados a resolver a ampla deficiência de cálcio da população chinesa, segundo a Euromonitor.

O alcance global das principais companhias de lácteos do mundo também mostra que as vendas têm se desenvolvido rapidamente mesmo em mercados onde o consumo de produtos lácteos tem sido tradicionalmente baixo. A Nestlé, a Kraft Foods e a Danone, três importantes empresas do setor, têm negócios globais, e a Nestlé, em particular, tem se beneficiado por uma grande presença no setor de rápido crescimento de bebidas lácteas acrescidas de sabor e sua penetração nos mercados emergentes da América Latina, África e Oriente Médio.

Em mais mercados desenvolvidos, a contínua expansão do setor de varejo tem sido outro importante fator no desenvolvimento das vendas de produtos lácteos, com lojas de conveniência, em particular, beneficiando-se das mudanças nos estilos de vida, como mais horas de trabalho, famílias menores e hábitos de compras mais freqüentes e com menos duração. O valor agregado das vendas através destes estabelecimentos também fornece um estímulo bem vindo a mercados maduros, onde o desenvolvimento de marcas privadas tem um valor questionado, disse a Euromonitor.

As múltiplas vendas em estabelecimentos de varejo também tem sido estimuladas pela aumentada disponibilidade de variantes orgânicas dos produtos lácteos, bem como de embalagens de alta qualidade de produtos de marcas privadas, sugeriu o relatório.

Fonte: FoodProductionDaily.com, adaptado por Equipe MilkPoint

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