Produtores poderão receber recompensa por preservar

Produtores de leite interessados em preservar o meio ambiente poderão receber recompensas financeiras. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Müller, acredita que é possível valorar os benefícios de aumento da biodiversidade, melhoria da qualidade da água, melhoria do solo e sequestro de carbono. "Nós podemos nos basear no modelo colombiano para criar uma metodologia nacional para o pagamento por serviços ambientais".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Produtores de leite interessados em preservar o meio ambiente poderão receber recompensas financeiras. Discutir a implementação e as vantagens desta novidade são os principais objetivos do III Simpósio sobre Sistemas Agrossilvipastoris da América do Sul, que acontece em Juiz de Fora, Minas Gerais, nos dias 17 e 18 de novembro. No comando da reunião estará Enrique Murgueitio, diretor do Centro de Pesquisa de Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária (Cipav), na Colômbia, e idealizador do projeto para o pagamento a produtores que adotarem sistemas agrossilvipastoris com o objetivo de preservação ambiental.

Os sistemas agrossilvipastoris, que integram atividades agrícolas, pecuárias e silviculturais, são sistemas que trazem para o produtor vantagens econômicas e são importantes do ponto de vista ambiental por promover a conservação do solo e a melhoria de sua fertilidade. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Domingos Paciullo, "estes sistemas podem ser um meio do produtor receber pagamento por serviços ambientais".

O também pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Müller, diz que o projeto idealizado por Murgueitio, em prática na Colômbia, consegue valorar os benefícios de aumento da biodiversidade, melhoria da qualidade da água, melhoria do solo e sequestro de carbono. "Nós podemos nos basear no modelo colombiano para criar uma metodologia nacional para o pagamento por serviços ambientais", conclui Müller.

Entre outros temas, mecanismos legais para o pagamento por serviços ambientais, bases ecológicas em sistemas agrossilvipastoris, metodologias de avaliação e valoração de serviços ambientais serão abordados durante o Simpósio voltado para professores, estudantes, pesquisadores, produtores rurais e demais profissionais da área.

As informações são do Jornal de Uberaba (MG), resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Richard James Walter Robertson
RICHARD JAMES WALTER ROBERTSON

RIO VERDE DE MATO GROSSO - MATO GROSSO DO SUL

EM 17/11/2010

Depois de tantas críticas da sociedade à nossa classe, nos acusando de produzir carne às custas da floresta, e outros disparates absurdos, finalmente uma proposta sensata.
Os produtores do entorno de grandes cidades de vários países recebem boas quantias para preservarem os mananciais.
Também quero fazer parte deste time. Já faço alguma coisa "de graça", como muitos colegas produtores. Melhor será se for reconhecido financeiramente por isso.
Estou disposto a fazer o que for preciso para que minha área seja ecologicamente correta. Se não puder mudar o mundo, pelo menos fico feliz de estar fazendo a minha parte.
Darlani Porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/11/2010

A preservação do meio ambiente , destacando principalmente ás nascentes,em todo território nacional, é o meio mais importante do melhoramento da vida nesse país e também em todo o planeta. O dinheiro que é encaminhado aos sem terra , poderia muito bem ser direcionado aos pequenos e grandes proprietários, com a imcubencia dele proteger as nascentes em sua propriedade . Como exemplo temos vários paises já fazendo esse tipo de proteção, pois além de melhorar a qualidade da água , aumenta o seu volume.
Homilton Narcizo da silva
HOMILTON NARCIZO DA SILVA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/11/2010

Nada mais justo do que esta possibilidade de o produtor ser beneficiado pela conservação em sua propriedade,dos mamaciais, cabeçeiras e varzeas, ´pois esta juntando a fome com a vontade, pois o produtor recebe uma compensação pelo zelo da natureza atraves de obrigações que só não é do produtor como tambem de toda a sociedade. Estaremos torcendo com muita esperança para que isto se concretize. E que Deus abençõe a todos nós
Abraços Homilton
wilson tarciso giembinsky
WILSON TARCISO GIEMBINSKY

PARACATU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 15/11/2010

Parece que os 33 anos que dediquei a recuperar e preservar a flora e a fauna do cerrado, agora poderão render alguns trocados.....
Ainda hoje, com este auê todo sobre meio ambiente, sou chamado por alguns vizinhos de louco por dedicar quase metade da minha área à recuperação e preservação ambiental, imagine como éra em 1978 quando comecei!
Fazer isto me custou mais que comprar a área toda.
Hoje, quando penso em vender, querem descontar a parte preservada!
São 597ha, tenho aproximadamente 350 hectares formados em braquiarão e o restante cerrado, com pasto natural, recuperado e preservado.
Curral anti estress e divisões para manejo rotativo.
Se houver algum interessado entre em contato
wbtrairas@yahoo.com.br
Qual a sua dúvida hoje?