De acordo com os produtores, a produção de leite armazenada estragou porque os equipamentos de refrigeração funcionam com eletricidade. Eles contaram que o fornecimento de energia na região onde moram foi interrompido na noite de quarta-feira (17) e foi reestabelecido na sexta-feira (19). As ordenhas e os refrigeradores ficaram parados.
Chuvas e ventos fortes deixaram prejuízos em 38 cidades do Paraná na semana passada. Segundo a Defesa Civil, mais de 7 mil pessoas foram prejudicadas em todo o estado.
Produtores rurais perdem mil litros de leite em apagão causado por chuvas, em distrito de Paranavaí — Foto: Reprodução/RPC
Paranacity
Em Paranacity, também na região noroeste do estado, o leite perdido foi usado para alimentar animais. Os moradores reclamaram que, além da falta de energia, também faltou água nesta semana. "É uma situação muito complicada, porque é da produção daqui que eu dependo para sustentar minha família. Meus animais sem água e sem energia preocupante", diz o produtor rural José Carlos Gusman.
Os agricultores afirmam que pelo menos trinta famílias que moram na área rural da cidade tiveram prejuízo pela falta de energia.
A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) informou que enviou equipes para resolver os danos causados pelas chuvas na região e que o serviço foi restabelecido.
E você, produtor? Já teve prejuízos com a falta de energia em sua propriedade? Compartilhe com a gente!
As informações são do portal de notícias G1.