ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores do Tocantins debateram sobre a cadeia produtiva do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/05/2001

1 MIN DE LEITURA

0
0
Cerca de 400 pecuaristas e técnicos de Araguaína (TO) e região participaram, semana passada, do 1º Simpósio de Gado de Leite do Norte do Tocantins, para discutir alternativas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. As palestras se basearam principalmente na abordagem da diminuição de custos e aumento da produtividade do rebanho, aspectos considerados essenciais à prática da atividade, permitindo que ela se torne viável ao pequeno e médio produtor. O evento foi realizado pela Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente, Embrapa, Ruraltins, Sindicato Rural e Secretaria de Produção e Meio Ambiente.

Na opinião do técnico Leovegildo Lopes de Matos, da Embrapa, o principal equívoco dos produtores é imaginar que para iniciar a criação do gado leiteiro seja necessário desprezar os animais locais e partir para a importação. Matos acredita que a saída é investir em cruzamentos como meio-sangue holandês com gir, meio-sangue holandês com nelore ou jersey com nelore, para que aos poucos seja formado um rebanho melhor.

Um outro aspecto levantado foi a importância do produtor tirar proveito da região, que apresenta clima favorável e grandes áreas de pastagens, podendo resultar em aumento de produtividade com baixo custo. O pequeno e médio produtor devem optar em trabalhar para ter uma alta produtividade de forragem de boa qualidade, que esteja disponível principalmente no período mais seco do ano, para que seja mantido o fluxo de entrega do leite.

Na opinião do presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Ângelo Crema Marzola Júnior, o grande diferencial da região é o pasto que, se bem manejado, garante uma produção com custo abaixo do que se consegue no sul do País, garantindo rentabilidade e condição de concorrência com qualquer outro lugar do Brasil.

fonte: Gazeta Mercantil (por Milena Barros), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint