Produtores de leite compartilham clima em suas regiões; falta de chuva preocupa algumas cidades

Ontem, 19/12, o MilkPoint questionou os seus seguidores em uma rede social (Instagram) sobre o clima em suas regiões. E por qual motivo? Nesta semana, nossa equipe recebeu relatos de produtores que estavam sofrendo com a seca e por isso, buscamos junto aos leitores, mais informações. Confira os depoimentos recebidos!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 4

Ontem, 19/12, o MilkPoint questionou os seus seguidores em uma rede social (Instagram) sobre o clima em suas regiões. E por qual motivo? Nesta semana, nossa equipe recebeu relatos de produtores que estavam sofrendo com a seca e por isso, buscamos junto aos leitores, mais informações. Confira abaixo alguns depoimentos que chegaram:

Figura 1

“Chapecó/SC e região estão sofrendo com a escassez da chuva. Em alguns pontos, houve dificuldades com o excesso no período do plantio do milho para silagem, o qual atrasou o cultivo, impedindo a produção da safra e da safrinha, que na nossa região é bem comum devido a área disponível para produção de forragens. Aqueles que conseguiram plantar no período normal (em nossa região, final de agosto e primeira quinzena de setembro) estão iniciando a colheita e a produção de silagem, porém com baixo aproveitamento devido a falta de chuva e baixo desenvolvimento da planta. Teremos que buscar soluções na região para suprir a demanda em quantidade de volumoso para os animais no próximo ano. A opção será recorrer a fenos e pré- secados”.

Continua depois da publicidade

“Sou produtor aqui do agreste pernambucano e a seca vem castigando como de costume. A maior dificuldade é a desvalorização do produto. Com esse leite em pó, não vamos nos estabilizar nunca #PoderAoLeite”.

“Estamos tendo problemas aqui em Palmeiras de Goiás/GO. Trabalhamos com pastejo rotacionado e as coberturas não fazem o mesmo efeito comparadas a quando está chovendo. Como é um pasto programado com certeza fará falta no final”.

“Aqui o milho está com dificuldades para polinizar os grãos devido à seca. A floração foi adiantada por reação da planta e consequentemente teremos pouca massa de forragem e baixa concentração de grãos. Fico em Carambeí/PR”.

“Estamos sofrendo com a seca aqui sim. Trabalhamos com pastejo rotacionado e tivemos que abrir o silo. Fico em Caldas Novas/GO. Ainda bem que já havíamos nos planejado e preparado uma silagem para um ano à frente”.

Continua depois da publicidade

“Com a seca aqui em Catalão/GO, os produtores estão perdendo suas lavouras de soja e há baixa eficiência na adubação de lavouras e pastagens. Quem faz feno está aproveitando”.

“Moro em Guaraniaçu/PR e aqui já está ocorrendo perdas com a seca: no pasto, na soja e no milho”.

Em contrapartida 

“Sou de Diorama/GO e aqui faz apenas cinco dias que não chove. Até o momento, a seca não está nos afetando, até porque, na primeira quinzena de dezembro, choveu muito. Com isso, os pastos e o solo ainda estão com boa umidade”.

No noroeste do estado do RJ está tudo bem”.

“Aqui no Sul de Minas, na cidade de Alfenas, está chovendo bem, não podemos reclamar”.

E na sua região produtor? Como está o clima? Compartilhe conosco! wink

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 4

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

tulio cesar gomes ferreira
TULIO CESAR GOMES FERREIRA

PARAÚNA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/12/2018

Em Paraúna /Go estamos sofrendo com a falta de chuva e o calor em excesso.
João Bosco Souza
JOÃO BOSCO SOUZA

EM 20/12/2018

Investir na agroindústria, não poderia ser uma alternativa? Mesmo com produtos relativamente fáceis e simples de fazer, como queijo, iogurte, ou mesmo o leite natura? O cooperativismo é difícil entre os pequenos produtores?
Thomaz Jasso Neto
THOMAZ JASSO NETO

ARARAQUARA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/12/2018

Estou em Boa Esperança do Sul centro do estado de SP. Não temos chuvas agrícolas desde o final de novembro. Plantei milho e sorgo para silagem,portanto acredito que o sorgo vai ser meu alicerce para esse ano.
Marcos Rodrigues Bragança
MARCOS RODRIGUES BRAGANÇA

PIRES DO RIO - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/12/2018

Em Orizona-Go termos dez dias sem chuva significativa o que tem comprometido a.lavoura de milho e o crescimento da pastagem.
Douglas Gehrke
DOUGLAS GEHRKE

CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/12/2018

Calculo que a quebra na produção de silagem vai ser de 50% a última chuva que caiu foi quando o milho começou a pendoar, depois não choveu mais.
Daniel Antunes Amorim
DANIEL ANTUNES AMORIM

CRUCILÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/12/2018

Não sou profundo conhecedor de agricultura. Mas acho que essa safra vai ser um desastre
João Bosco Souza
JOÃO BOSCO SOUZA

EM 20/12/2018

Prezados, porque os produtores de leite em regiões de seca no NE não passam a produzir exclusivamente leite de cabra? Não seria mais viável? Ou o leite de cabra não teria o mesmo tamanho de mercado, ou não seria lucrativo, o que impediria essa mudança?
Marius Cornélis Bronkhorst
MARIUS CORNÉLIS BRONKHORST

ARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/12/2018

Arapoti PR
Chuvas irregulares e localizada , produtores pedindo água , milho e soja começando a mostrar falta de água
Qual a sua dúvida hoje?