AL: produtores da bacia leiteira buscam apoio da Assembleia Legislativa

Em reunião realizada na tarde da última quinta-feira, (2), deputados estaduais e produtores de leite do Estado discutiram demandas da Bacia Leiteira de Alagoas.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Em reunião realizada na tarde da última quinta-feira, (2), deputados estaduais e produtores de leite do Estado discutiram demandas da Bacia Leiteira de Alagoas.

Continua depois da publicidade

Na pauta, uma ação emergencial para que Alagoas não perca seu principal comprador de leite in natura, a Lactalis, que está situada na cidade de Bom Conselho/PE. Isto porque, o governo de Pernambuco está cobrando uma taxa extra de 6% na alíquota do ICMS para os fabricantes que comprarem o leite de outros estados. A empresa desde 2011 compra 120 mil litros de leite dos produtores de alagoanos e apenas 60 mil litros da produção pernambucana. A preocupação é que, com a sobretaxa, a grave a crise que já atinge o setor do leiteiro seja aprofundada.

Após ouvir o apelo dos produtores, a Comissão de Agricultura da Casa, presidida pelo deputado Yvan Beltrão (PSD), decidiu que irá intermediar uma reunião entre o Governo do Estado e representantes da Bacia Leiteira de Alagoas para buscar uma solução para a questão. “Todos os deputados estão unidos para ajudar os produtores no que for preciso e vamos levar seus pleitos ao governador Renan Filho. Tenho certeza que o Governo não vai deixar os produtores na mão e vamos conseguir melhorar as condições de trabalho”, observou o deputado.

Continua depois da publicidade

O presidente da Câmara Setorial do Leite, André Ramalho, que esteve representando a Federação da Agricultura de Alagoas, informou que com a sobretaxa vai haver um excedente na produção de leite e o Estado não tem condições de absorver. “O produtor de Pernambuco entendeu que esse leite, que é comprado pela indústria, está causando problemas. Eles foram ao governo e pediram apoio”, prosseguiu Ramalho, informando que além da cobrança de taxa extra sobre o leite que vai de Alagoas para Pernambuco, os produtores do estado vizinho estão nas tratativas para que a empresa reverta e compre mais produtos em Pernambuco do que em Alagoas. “Isso prejudicial para nós, porque não temos para onde fornecer esse excedente”, destacou.

Os produtores vieram ao Parlamento para solicitar o apoio da Casa no sentido de que seja intermediada uma conversa entre os produtores de leite e os governos de Alagoas e de Pernambuco para encontrar um meio termo. “Somos bacias leiteiras irmãs, que sempre se ajudaram mutuamente”, disse André Ramalho.

As informações são da Assembléia Legislativa de Alagoas, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?