Na última sexta-feira, representantes da produção e da indústria da Argentina se reuniram com o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, para negociar um aumento no preço que o produtor recebe pelo litro de leite. O aumento será implementado pelo leite captado a partir de 1 de março.
Depois das reiteradas queixas por parte dos produtores por uma recomposição do preço do litro de leite cru - que, nos melhores casos, é de pouco mais de 1,50 pesos (US$ 0,34), finalmente na sexta-feira passada chegou-se a um acordo com a indústria: será aplicado um aumento de 7%.
No entanto, a reinvidicação original dos produtores era de um aumento de 15%. "Enquanto a indústria cresceu, investiu e aumentou em 50% suas exportações, e os supermercados duplicaram os preços da indústria, tolerados pelo Comércio Interior, os pequenos e médios produtores sofreram aumentos nos insumos de mais de 40% nos últimos meses, sem contar os gastos pela seca", disseram no começo de fevereiro representantes da Federação Agrária Argentina (FAA), que confirmou para 14 de março uma manifestação a nível nacional.
A reportagem é do Infortambo, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Você já fez sua inscrição para o Interleite Sul (3 a 5/04 - Chapecó)? Dia 10/03 será o último dia para aproveitar o desconto. Não deixe para fazer sua inscrição depois e aproveite a oportunidade. Acesse http://www.interleite.com.br/sul/!
Produtores argentinos obtêm 7% de aumento no preço do leite cru
Representantes da produção e da indústria da Argentina se reuniram com o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, para negociar um aumento no preço que o produtor recebe pelo litro de leite. O aumento será implementado pelo leite captado a partir de 1 de março.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.