Produção de leite será ampliada no Nordeste
Projeto de irrigação de 200 mil novos hectares de perímetros poderá transformar a economia local, colocando a região como maior produtora deleite do país.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Este programa vai mobilizar investimentos superiores a 10 bilhões de reais, por meio de parcerias público-privadas e recursos do PAC, gerando emprego e renda numa das regiões mais pobres do nosso país", afirmou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, na abertura do Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, realizada neste domingo (20/11), em Petrolina (PE), com a presença de pesquisadores e técnicos de diversas regiões do Brasil.
Estudos apontam 500 mil empregos diretos e indiretos serão criados com o incremento da irrigação no semiárido nordestino, que, além do leite, vai dar incentivo à fruticultura e produção de etanol.
O fomento à bacia leiteira nas áreas irrigadas será baseado em pesquisas científicas e industrialização dos laticínios. "O Nordeste poderá ser o maior produtor de leite do Brasil", acredita o ministro.
A matéria é do Globo Rural On-line, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

GARANHUNS - PERNAMBUCO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 03/02/2013
Não dá para comparar o modelo Israelense com qualquer outro existente no mundo - nem mesmo o Neozelandes. São sistemas produtivos onde o benefício não leva em conta o custo de produção , viabilizado exclusivamente em decorrência de particularidades da cadeia produtiva daquele país.
O Agronegócio brasileiro tem demonstrado muita competência em superar limites e inovar com tecnologias surpreendentes no semiárido nordestino, quando é possível ser irrigado.
Basta comparar os resultados obtidos com o cultivo da Uva e produção de vinho no vale do São Francisco, o Café no cerrado baiano e os resultados preliminares da Embrapa em sistemas intensivos de engorda de gado e ovelha em pastejo irrigado.
Já existem projetos de 5.000 e até 10.000 litros de leite/dia em pastagem irrigada operando no Nordeste e dá pra conviver com sistemas distintos tanto no sul e sudeste como no Nordeste.

QUIXERAMOBIM - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 23/12/2011
PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 22/12/2011
PORTO DA FOLHA - SERGIPE - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 22/12/2011

ITABAIANA - PARAIBA
EM 28/11/2011
PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 25/11/2011
Para uma produção racional de leite não basta ter pasto irrigado. É preciso mão-de-obra qualificada, como a que existe em Israel, além de muitas outras coisas. O governo que aplicasse esses recursos milionários em áreas onde já existe uma produção estruturada.
SÃO CARLOS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 22/11/2011