Produção de leite em Minas Gerais está prejudicada

A seca prolongada está afetando a produção mineira de leite. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a principal consequência da redução da oferta do leite foi a estabilização dos preços ao longo da primeira quinzena de setembro. De acordo com o analista da Faemg, a estiagem e a redução da renda dos produtores são os principais fatores que estão promovendo a redução da oferta de leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A seca prolongada está afetando a produção mineira de leite. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a principal consequência da redução da oferta do leite foi a estabilização dos preços ao longo da primeira quinzena de setembro.

De acordo com o analista de Agronegócio da assessoria técnica da Faemg, Rodrigo Padovani, a estiagem e a redução da renda dos produtores são os principais fatores que estão promovendo a redução da oferta de leite. O cenário deve perdurar até o final de outubro, quando está previsto o início do período chuvoso. Para os próximos meses a expectativa é de mercado estável com certa tendência de alta nos valores de comercialização do produto.

"Os preços também são influenciados pelo aumento dos custos de produção, já que foi registrada valorização nos preços do milho e da soja, principais componentes para a produção de ração", disse Padovani.

Outro fator que também está contribuindo para que ocorra incremento nos preços do leite mineiro é a redução das importações provenientes do Uruguai, o que contribuiu para a redução da oferta do produto no mercado interno. Segundo Padovani, com a redução dos preços do leite no mercado interno registrada entre julho e agosto, a importação ficou inviável.

A matéria é de Michelle Valverde, publicada no Diário do Comércio-MG, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.


Você já respondeu a Pesquisa sobre Associação de Produtores? Colabore auxiliando o MilkPoint a melhor compreender as atuais demandas dos produtores de leite em relação à atuação das entidades de classe, clicando aqui.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

lincoln santiago
LINCOLN SANTIAGO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/09/2010

o preco que o produtor recebe das industrias e uma esmola
3 litros de leite para comprar 1 litro de oleo diesel
uma vergonha
DARLANI  PORCARO
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/09/2010

O produtor de leite , como não tem alternativa , pois precisa pagar a manutenção de sua propriedade, se é que tá pagando, pois o golpe agora , com essa seca , e manutenção de preços baixos, foi muito forte , ou seja está sendo ainda. Engraçado que o preço só está baixo , o do leite longa vida e o barriga mole, todos os outros produtos tiveram até aumento, e o produtor pelo contrário , teve até redução em seu leite. Temos que fazer algum ato político, , talvez se reinvindicarmos uma bolsa familia ao Sr. Lula , quem sabe não dá certo.
PAULO ROBERTO VIANA FRANCO
PAULO ROBERTO VIANA FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/09/2010

A seca ocorre todo o ano e produtor deveria se prevenir, acumulando reservas de alimento volumoso e usar irrigacao. Entrar em projeto de assistencia tecnica serio. Paulo Viana
Qual a sua dúvida hoje?