Os laticínios estão pagando de 20% a 30% a mais pelo preço do litro do leite in natura. Quando o produto chega aos supermercados, fica ainda mais caro para o consumidor.
A administradora Taciana Costa olhou, conferiu e decidiu não vai levar o leite porque o preço estava nas alturas. "Vou pesquisar mais, esperar baixar um pouquinho ou ver se encontro uma promoção", afirmou.
A secretária, Nilde do Carmo, levou três caixinhas. Reclamou do preço, mas não tinha outra opção. "Na realidade não gosto desse leite, estou procurando o in natura, mas está difícil, então a gente arrisca levar esse."
O litro do leite pode ser encontrado a quase R$ 4. O veterinário da Secretaria Estadual de Agricultura, Tiago Túlio, explicou o porquê.
"Tem um pouco a ver com a queda da produção do milho safrinha, que tivemos tanto no estado, quanto em nível nacional. Sabemos que o milho é o principal componente das rações dos bovinos. Se tem queda na produção, o produtor deixa de investir e consequentemente a produção do animal cai ainda mais nesse período seco. Há também a questão dos laticínios estarem pagando um pouco a mais do preço do leite, pela baixa oferta que tem no mercado."
As informações são do portal G1 Notícias.