Processadores atacam emenda de fixação de preços na União Europeia
Uma emenda nas regras propostas para o setor de lácteos da União Europeia (UE) requerendo que os preços sejam fixos por não menos que um ano enfraquecerá a indústria de lácteos, afirmou a Associação Europeia de Lácteos (EDA). Membros do Parlamento Europeu do Comitê de Agricultura votaram na semana passada pelo apoio da mudança proposta pelo membro do Parlamento da Irlanda do Norte, Jim Nicholson. O Comitê afirmou que a atual situação, pela qual os preços do leite podem ser fixados somente na distribuição, significa que os produtores podem vender o leite sem saber o quanto receberão por ele.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Membros do Parlamento Europeu do Comitê de Agricultura votaram na semana passada pelo apoio da mudança proposta pelo membro do Parlamento da Irlanda do Norte, Jim Nicholson. O Comitê afirmou que a atual situação, pela qual os preços do leite podem ser fixados somente na distribuição, significa que os produtores podem vender o leite sem saber o quanto receberão por ele. Porém, a EDA afirma que dar aos produtores um ano de visibilidade de preços não é de interesse dos processadores, nem mesmo dos produtores.
"Um preço fixo não reconhece a dimensão global da indústria de lácteos da UE na qual o preço é impactado pelas flutuações mundiais de oferta e demanda", disse o secretário geral da EDA, Joop Kleibeuker. "Essa abordagem levará a uma posição de enfraquecimento da indústria de lácteos da UE nos mercados mundiais".
Kleibeuker disse que se os preços forem fixados, a indústria da UE lutará para se adaptar às mudanças no mercado mundial. Por exemplo, se a demanda global cai, disse ele, a UE poderia ficar com excedentes que é incapaz de exportar, porque os preços não podem ser reduzidos. Ele disse que a fixação de preços seria ruim para os produtores também. Quando os processadores têm a obrigação de fixar os preços por um ano inteiro, disse ele, o fazem de forma conservadora, a níveis baixos, para minimizar os riscos. Se o mercado, então, permanecer forte, eles podem oferecer aos produtores um pagamento para compensá-los pelos preços relativamente baixos que receberam por um ano. Porém, nesse meio tempo, os produtores poderão enfrentar problemas de fluxo de caixa.
A EDA também está preocupada que um pacote legislativo esteja sendo considerado na UE somente relacionado a um aspecto de recomendações feito pelo Grupo de Alto Nível de Leite em 2009. Designado a melhorar o funcionamento da indústria de lácteos da UE, as propostas incluíram recomendações que a indústria dessem suporte para um trabalho de marketing e pesquisa e desenvolvimento.
Porém, Kleibeuker disse que a UE "não está buscando fortalecer o setor de lácteos como um todo, que é a única forma de garantir a saúde de todos na cadeia em longo prazo". Ele disse que os lácteos já tiveram monopólio no mercado de proteínas, mas, agora, a competição com fontes vegetais está se intensificando e, a menos que uma ação seja tomada, a indústria pode perder participação de mercado e ver queda de preços.
A Comissão formulou o rascunho do pacote de medidas em dezembro e, agora que o Comitê de Agricultura votou nas emendas, o próximo passo é a votação pelo Parlamento como um todo. Isso deverá ocorrer até o final do ano. Antes disso, o Parlamento também tentará unir a Comissão e o Conselho para tentar e alcançar uma primeira leitura do acordo, de forma que o processo legislativo possa ser concluído após a votação parlamentar.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.