Em 2012, as exportações de lácteos dos Estados Unidos deverão se manter tão altas quanto nesse ano que passou, segundo o analista de mercado, Jerry Dryer, que discorreu sobre o tema durante um seminário na internet sobre demanda global na semana passada.
"À medida que a economia se estabiliza um pouco, podemos ter um ano até melhor (com relação às exportações) em 2012. Eu acho que a demanda deverá se manter relativamente forte no mundo todo", disse ele.
Dryer e outros palestrantes previram um bom cenário para a demanda global. O mercado mundial tem tradicionalmente sido um mercado comprador, à medida que as nações exportadoras tentam se livrar dos excedentes, disse Dryer. Porém, isso tem mudado. Uma mudança fundamental tem ocorrido e o mercado mundial agora é um mercado vendedor por uma série de razões:
- Um crescimento rápido da população mundial;
- Um padrão maior de vida em muitos países em desenvolvimento;
- Uma ocidentalização das dietas em muitos países;
- Uma desaceleração em algumas colheitas agrícolas.
- Escassas ofertas de milho, causadas pela competição no uso (alimentos versus combustíveis).
O secretário geral da Eucolait, Bart Van Belleghem, disse que a Europa depende muito da Rússia e do Oriente Médio para suas exportações de lácteos. Embora as vendas para a Rússia tenham desacelerado em 2011 com relação a 2010, ele está otimista com relação a 2012. "Temos visto um declínio na maior parte de 2011 com relação à Rússia, mas estamos confiantes que as coisas melhorarão em 2012".
O vice-presidente sênior de desenvolvimento de mercados do Conselho de Exportação de Lácteos dos Estados Unidos, Marc Beck, mencionou outro ponto positivo. Ele disse que o preço mundial dos lácteos está próximo ao nível da Europa, o que significa que o preço mundial está aumentando, um indicativo de maior demanda. A reportagem é do www.dairyherd.com.
Previsões de alta nas exportações de lácteos dos EUA em 2012
Em 2012, as exportações de lácteos dos Estados Unidos deverão se manter tão altas quanto nesse ano que passou. E a demanda deverá se manter relativamente forte no mundo todo, segundo o analista de mercado, Jerry Dryer.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.