Presidente fala sobre Código Florestal no Fórum Social Mundial Temático
Ao aproximar-se de movimentos sociais durante o Fórum Social Mundial Temático, a presidente Dilma Rousseff garantiu que o novo Código Florestal, em tramitação na Câmara, "não será o texto dos sonhos dos ruralistas". Em reunião com 80 entidades da sociedade civil, na semana passada, a presidente sinalizou que vai barrar propostas que aumentem o desmatamento, caso sejam aprovadas pelo Congresso.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O aceno de Dilma foi bem recebido por ativistas. "Dilma disse claramente que o texto não será o código [florestal] dos sonhos dos ruralistas. Ela assumiu esse compromisso", comentou Mauri Cruz, um dos organizadores do fórum social. "Isso não significa que o código vai ser perfeito, mas sinaliza que ela não vai sancionar do jeito que está", disse Cruz. A promessa foi feita em reunião que contou com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB).
Para representantes dos movimentos sociais, no entanto, o gesto da presidente não foi só uma forma de aproximação, mas também de pedir apoio à Rio +20 que, a exemplo do Fórum Social Mundial Temático. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, nome oficial da Rio +20, vai acontecer em junho no Rio de Janeiro.
Na reunião com Dilma, ativistas disseram que o Brasil não pode sediar a Rio +20 com uma legislação ambiental "retrógrada". "O Brasil tem o dever de se apresentar bem e levar uma proposta concreta", disse Oded Grajew, um dos idealizadores do Fórum Social Mundial.
O clima de pessimismo sobre o futuro da Rio +20 e de possível fracasso da conferência dominou o fórum social, que foi um encontro preparatório dos movimentos sociais para o evento da ONU no Rio de Janeiro. Como o fórum social foi esvaziado, ativistas temem que o mesmo aconteça tanto na Rio +20.
A matéria é de Cristiane Agostine, do Valor, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CABO VERDE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 02/02/2012

MIRACEMA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 31/01/2012
UMIRIM - CEARÁ
EM 30/01/2012

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 30/01/2012
Talvez se falasse para uma platéia de ruralista diria que código não seria o texto dos sonhos dos ambientalistas.
E a posição da presidente está correta, pois o código tem que ser fruto do entendimento entre as partes que tomaram parte em sua tramitação no congresso, buscanso o equilibrio entre a necessidade de produzir e a necessidade de proteger o meio ambiente.
O que não pode acontecer é ambientalistas ou ruralista querem usar a Prresidente para virar a mesa na última hora para que o texto corresponda a seus sonhos impossíveis.
O Código a ser sancionado pela Presidente certamente não será o texto dos sonhos dos extremados, sejam eles ambientalistas ou ruralista, mas o possível ditado pelo equilíbrio e bom senso. Caso contrário poderá ser o pesadelo de todos os brasileiros, agravado pela conjuntura de um mundo em grave crise que também atingirá o Brasil.
A responsabilidade da Presidente é grande e tenho confiança que ela, não agirá para agradar extremados, e aprovará o Código Florestal que o País precisa.
Os ativistas disseram à Presidente que o Brasil não poderá sediar a Rio + 20 com uma legislação ambiental "retrógrada". Puro jogo de palavras. Qualquer que seja o texto do Código Florestal o Brasil poderá sediar o Rio + 20 e receber os participantes com altivez. A realidade Presidente, sobre legislação ambiental no que tange a parte florestal, é que o Brasil tem legislação nessa área ( muitos paises não tem ) e, apesar dos problemas, é o Pais com maior cobertura de vegetação nativa do mundo.
Marcello de Moura Campos Filho

ITAIPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 30/01/2012