Prejuízos pela estiagem se agravam no Sul do RS

Quinze municípios já decretaram situação de emergência por causa da estiagem no Rio Grande do Sul. No sul do estado, com a qualidade da pastagem prejudicada, os criadores de gado de leite começam a sentir a queda na produção. Há mais de três meses não chove forte na região. Sem umidade no solo as pastagens nativas secaram e as cultivadas não se desenvolveram. Sem a principal fonte de alimentação, as vacas diminuem a produção de leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Quinze municípios já decretaram situação de emergência por causa da estiagem no Rio Grande do Sul. No sul do estado, com a qualidade da pastagem prejudicada, os criadores de gado de leite começam a sentir a queda na produção.

Há mais de três meses não chove forte na região. Sem umidade no solo as pastagens nativas secaram e as cultivadas não se desenvolveram. Sem a principal fonte de alimentação, as vacas diminuem a produção de leite. Uma situação que preocupa porque as chuvas das últimas semanas não foram suficientes para armazenar água nos reservatórios.

As dificuldades no campo já se refletem nas indústrias de laticínios. Um exemplo é a maior cooperativa de beneficiamento de leite do sul gaúcho. Com 2800 associados de 38 municípios, diminuiu a produção de 500 mil litros para menos de 400 mil litros de leite diários. "Temos municípios que tiveram queda de 40, até 50% na produção e isso é um desgaste muito grande na renda familiar, que reflete também na indústria", contou Raul Amaral, gerente da cooperativa.

O governo federal liberou 30 mil toneladas de trigo para a alimentação do rebanho leiteiro de agricultores gaúchos. Também serão doadas máquinas para obras de infraestrutura, como recuperação de estradas e abertura de poços e açudes.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário ainda anunciou a prorrogação dos vencimentos dos contratos de custeio e investimentos do Pronaf em 180 dias. As medidas só valem para as prefeituras que decretaram situação de emergência devido à estiagem.

As informações são do Globo Rural, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

ROSÂNGELA SOARES WILLRICH
ROSÂNGELA SOARES WILLRICH

HULHA NEGRA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/01/2011

Marcelo

Agradeço a solidariedade em nome de todos nós produtores rurais aqui do RS, que mais uma vez sofremos (literalmente) com a estiagem. Ao contrário do RJ que sofre com excesso de chuvas.
Hoje choveu aqui 15 mm, o que para nós já é uma benção. Vamos continuar
esperando a chuva e fazendo a nossa parte para diminuir o impacto da seca.
Um abraço, Rosângela
Marcelo Erthal Pires
MARCELO ERTHAL PIRES

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/01/2011

Minha solidarierade aos que sofrem com esta seca, que tantas lástimas trás aos produtores e seus animais ...

Paulo R. F. Mühlbach
PAULO R. F. MÜHLBACH

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/01/2011

O trigo, como fonte energética na dieta de gado leiteiro, exige cuidado no seu emprego, já que o amido deste cereal apresenta alta taxa de fermentação no rúmen, o que pode levar a distúrbios digestivos, agravando a saúde do animal subnutrido.
A doação de máquinas, além das necessárias para abertura de poços e açudes, deveria incluir maquinário para uma preventiva produção de silagens!
Qual a sua dúvida hoje?