O mercado de lácteos do mundo se encontra bastante equilibrado em oferta e demanda, reinando um sentimento positivo. No entanto, estima-se que os preços internacionais dos produtos lácteos tenham alcançado seu máximo, de forma que não é provável que haja subidas durante o primeiro trimestre de 2010. No máximo, o que se pode esperar é que os preços se mantenham, segundo as estimativas da European Dairy Farmers.
Para os próximos trimestres, as estimativas de preço dependerão de como a produção reagirá aos últimos aumentos de preços, especialmente na União Europeia (UE) e nos Estados Unidos. Se a produção aumentar, a situação de queda dos preços poderá se repetir.
A grande pergunta que sempre se repete é se essa recuperação trata-se de uma melhora estrutural ou conjuntural.
Com relação à produção na UE, os dados acumulados correspondentes ao período de janeiro a setembro de 2009 caíram 0,32% com relação ao mesmo período do ano anterior. Durante os seis primeiros meses da campanha de 2009/10, a captação aumentou 0,4% com relação ao mesmo período do ano anterior.
A reportagem é do Agrodigital, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Preços mundiais devem ficar estáveis no 1º trimestre
O mercado de lácteos do mundo se encontra bastante equilibrado em oferta e demanda, reinando um sentimento positivo. No entanto, estima-se que os preços internacionais dos produtos lácteos tenham alcançado seu máximo, de forma que não é provável que haja subidas durante o primeiro trimestre de 2010. No máximo, o que se pode esperar é que os preços se mantenham, segundo as estimativas da <i>European Dairy Farmers</i>.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.