Preços internacionais dos produtos lácteos em 2012 estarão condicionados pela evolução da demanda
O mercado internacional de lácteos atravessa uma situação de instabilidade diante das incertezas econômicas. Os operadores preferem postergar as compras, esperando que os preços baixem. Enquanto o leite em pó em si tem mantido suas cotações nos últimos meses, o preço da manteiga no mercado mundial não deixou de baixar desde o verão passado, quando alcançou o pico.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O mercado de manteiga se apresenta especialmente volátil. As menores exportações de leite em pó integral para a China favorecem que haja mais leite na Nova Zelândia destinados à produção de manteiga em vez de leite em pó.
As diferenças de preços entre o preço mundial e o preço do leite em pó na União Europeia (UE) é suficientemente grande para que os neozelandeses possam exportar à UE, apesar da tarifa de importação de 700 euros (US$ 887,31) por tonelada.
Os volumes existentes se mantêm baixos, mas o aumento da produção leiteira na UE, Estados Unidos e Oceania será o fator chave que condicionará o preço em 2012. Na última metade de 2011, a demanda na Rússia e na China caiu, mas a baixa foi compensada pelo aumento no Oriente Médio e no sudeste da Ásia. Para 2012, é provável que a demanda doméstica nos Estados Unidos e na UE diminua, pois teriam maior disponibilidade para exportar. Essa maior oferta no mercado mundial poderia ser sentida nos preços.
Quanto às entregas de leite na UE-27, essas foram 2,7% mais elevadas entre janeiro e outubro desse ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A reportagem é do Agrodigital, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.