Os preços do leite da União Europeia (UE) aumentaram em setembro, liderados pelos altos pagamentos aos produtores por companhias da Alemanha, França e Reino Unido, à medida que o declínio do euro ajudou nas exportações, disse a organização LTO-Nederland.
O preço médio do leite em setembro pago pelas companhias de lácteos europeias aos produtores foi de 36,16 euros (US$ 49,76) por 100 quilos, 8,9% a mais que no ano anterior e o maior valor para o mês desde o começo da comparação de preços em 1999, disse a LTO.
O índice de preços dos lácteos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) caiu para o menor valor dos últimos 12 meses, de 203,5 pontos em outubro, de 214,7 em setembro e 220,6 pontos em agosto. Os preços caíram à medida que a queda do euro com relação ao dólar aumentou a competição entre os exportadores, disse a FAO.
"A demanda internacional não está firme no momento e a está principalmente direcionada pelos movimentos monetários", disse a LTO. "Os preços do leite em pó desnatado, dos queijos e do soro de leite da UE são mais competitivos e a demanda de exportação desses produtos permanece boa".
O euro caiu em 4,2% com relação ao dólar desde o começo de setembro, tornando as exportações dos países europeus que usam a moeda mais atrativa nos mercados internacionais, cujos preços são em dólares.
A reportagem é do Bloomberg, traduzida, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Preços do leite aumentam na Europa em setembro
Os preços do leite da União Europeia (UE) aumentaram em setembro, liderados pelos altos pagamentos aos produtores por companhias da Alemanha, França e Reino Unido, à medida que o declínio do euro ajudou nas exportações.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.