Preço do longa vida deve subir de 5% a 10% até o fim do mês no varejo

O preço do litro do leite já está mais alto na indústria, e o aumento deve chegar ao consumidor até o final do mês, de acordo com a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida). A expectativa é que os preços tenham alta de 5% a 10%, conforme a marca e o tipo de leite, segundo a associação. Três fatores pressionam os números além do previsto para esta época do ano. São a produção mais baixa no Sul do país, a alta dos custos impulsionada pelas commodities e a entressafra nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, de acordo com a pesquisadora do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da USP, Aline Barrozo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

O preço do litro do leite já está mais alto na indústria, e o aumento deve chegar ao consumidor até o final do mês, de acordo com a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida). A expectativa é que os preços tenham alta de 5% a 10%, conforme a marca e o tipo de leite, segundo a associação.

Dois fatores pressionam os números além do previsto para esta época do ano. A alta dos custos impulsionada pelas commodities e a entressafra nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, de acordo com a pesquisadora do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da USP, Aline Barrozo.
O aumento médio no valor pago ao produtor em junho foi de 3,36%, em comparação com maio. Já a produção do país foi 2% inferior em maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. "O preço aumentou, mas sobra pouco lucro ao produtor, que está gastando mais com a produção", diz Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil, associação brasileira de produtores de leite.

Só no Rio Grande do Sul a expectativa de captar 8 milhões de litros de leite ao dia fechou com quebra de 500 mil litros por dia, segundo Darlan Palharini, diretor-executivo do Sindilat (Sindicato das Indústrias de Laticínios no RS).

A matéria é Elida Oliveira, publicada no jornal Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Darlani de Souza Porcaro
DARLANI DE SOUZA PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/07/2011

Dos grande produtores de leite, se ouviu que o seus custos ficam em torno de 0,75 à 0,80 centavos por litro, então pelo que a gente está vendo e lendo no milk point ,  nós e a grande maioria dos produtores, estamos pagando para produzir o ouro branco.
Jonas Alexandre Rossi
JONAS ALEXANDRE ROSSI

TRÊS DE MAIO - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 18/07/2011

Eu não consigo entender esse mercado, pois no campo a realidade é outra, os preços para o produtor baixaram, como pode isso??? E a produção não aumentou muito esta a baixo do esperaro em comparação ao ano passado.
Sidinei Peretti
SIDINEI PERETTI

XAVANTINA - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/07/2011

Se essa alta nos preços do longavida se confirmarem, e os reflexos chegarem ao produtor, compensará um pouco os elevados custos de produção provocados pelos principais produtos das commodites.
Qual a sua dúvida hoje?