Preço do longa vida deve subir de 5% a 10% até o fim do mês no varejo
O preço do litro do leite já está mais alto na indústria, e o aumento deve chegar ao consumidor até o final do mês, de acordo com a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida). A expectativa é que os preços tenham alta de 5% a 10%, conforme a marca e o tipo de leite, segundo a associação. Três fatores pressionam os números além do previsto para esta época do ano. São a produção mais baixa no Sul do país, a alta dos custos impulsionada pelas commodities e a entressafra nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, de acordo com a pesquisadora do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da USP, Aline Barrozo.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Dois fatores pressionam os números além do previsto para esta época do ano. A alta dos custos impulsionada pelas commodities e a entressafra nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, de acordo com a pesquisadora do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da USP, Aline Barrozo.
O aumento médio no valor pago ao produtor em junho foi de 3,36%, em comparação com maio. Já a produção do país foi 2% inferior em maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. "O preço aumentou, mas sobra pouco lucro ao produtor, que está gastando mais com a produção", diz Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil, associação brasileira de produtores de leite.
Só no Rio Grande do Sul a expectativa de captar 8 milhões de litros de leite ao dia fechou com quebra de 500 mil litros por dia, segundo Darlan Palharini, diretor-executivo do Sindilat (Sindicato das Indústrias de Laticínios no RS).
A matéria é Elida Oliveira, publicada no jornal Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 18/07/2011

TRÊS DE MAIO - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 18/07/2011

XAVANTINA - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/07/2011