PR: vaca holandesa vermelha e branca é a aposta para aumentar teor de sólidos
Depois de consolidar os Campos Gerais como a bacia leiteira mais produtiva do país, os pecuaristas da região tentam melhorar o valor nutritivo do leite. Para isso partem para opções como a vaca holandesa vermelha e branca.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A vaca holandesa vermelha e branca até produz menos leite que a branca e preta, mas pode render mais se o critério for o teor de sólidos. A produção leiteira desse animal é mais "pesada" e apresenta maior valor nutritivo, características valorizadas na comercialização do produto. A diferença entre o preço do leite menos e mais concentrado passa de 5% nos Campos Gerais. O desafio tem sido encontrar animais que, através da qualidade, compensem a redução na quantidade ordenhada.
A grande maioria dos animais da raça holandesa nasce preta e branca. No entanto, com a identificação de touros pretos e brancos que possuem o gene recessivo da cor avermelhada, esse quadro passou a mudar. O cruzamento controlado permite tornar o rebanho leiteiro mais heterogêneo, informa a Associação Brasileira Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. O animal também é mais resistente ao calor, o que significa menor gasto com o resfriamento dos estábulos. Sentindo-se mais confortáveis, as vacas leiteiras rendem mais.
A matéria é de Ismael de Freitas, publicada no jornal Gazeta do Povo/PR, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

BOM CONSELHO - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 05/06/2011
CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 10/10/2010

PALMAS - TOCANTINS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 18/08/2010