PR: SIG Combibloc e Tetra Pak investem no estado

A SIG Combibloc, fabricante alemã de embalagens cartonadas, anunciou hoje a construção de sua primeira fábrica na América Latina. A unidade será instalada no município de Campo Largo/PR, e terá capacidade para produzir 1 bilhão de embalagens por ano. Os investimentos da empresa na construção da nova unidade somam 90 milhões de euros até 2016. Já a Tetra Pak, vai anunciar nas próximas semanas um plano para expansão da fábrica de Ponta Grossa/PR, que hoje tem capacidade para produção de 5 bilhões de embalagens por ano.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A SIG Combibloc, fabricante alemã de embalagens cartonadas, anunciou hoje a construção de sua primeira fábrica na América Latina. A unidade será instalada no município de Campo Largo/PR, e terá capacidade para produzir 1 bilhão de embalagens por ano. Os investimentos da empresa na construção da nova unidade somam 90 milhões de euros até 2016 e são suficientes para expansão da capacidade de produção, que pode chegar a 2 bilhões de embalagens por ano. Segundo o presidente da SIG Combibloc, Rolf Stangl, as obras já começaram no mês passado e a unidade deve iniciar as atividades em meados de 2011.

A companhia estima que a demanda por leite longa vida em embalagens cartonadas assépticas apresentará um crescimento de 1,5 bilhão de litros até 2012 no Brasil, o que representa cerca de 30% do crescimento absoluto do mercado mundial. Já a demanda por outras bebidas, como sucos e bebidas a base de soja, deve aumentar em 500 milhões de litros no mesmo período, ou 40% do crescimento global. "Após a China, o Brasil possui o maior consumo de produtos em embalagens cartonadas do mundo, o equivalente a 10 bilhões de embalagens por ano", afirmou.

Tetra Pak

A Tetra Pak, vai anunciar nas próximas semanas um plano para expansão da fábrica de Ponta Grossa/PR, que hoje tem capacidade para produção de 5 bilhões de embalagens por ano. De acordo com o vice-presidente de estratégia de negócios da companhia, Eduardo Eisler, representantes da direção mundial da Tetra Pak chegam ao Brasil nesta semana para discutir o tamanho e o valor que será investido na ampliação.

"Nossa estratégia é antecipar a demanda. Em 2010, vemos crescimento de dois dígitos no Brasil, mas a partir daqui também atendemos outros países da América Latina", afirmou o Eisler. O projeto, segundo ele, será implementado em diferentes fases e terá início em dois ou três anos. Atualmente, a Tetra Pak pode produzir no país 13,5 bilhões de embalagens por ano, considerando-se a operação paranaense e a fábrica de Monte Mor/SP.

Presente no Brasil desde 1957, a companhia suíça produziu no país em 2009 cerca de 10 bilhões de embalagens, um recorde, conforme informou Eisler. Para este ano, a expectativa é superar essa marca e alcançar 11 bilhões de unidades. Segundo o executivo, a demanda por embalagens no país está aquecida.

Outra novidade da Tetra Pak é o início da produção de tampas plásticas a partir de polietileno verde, fornecido pela Braskem, provavelmente no início de 2011. As tampas plásticas serão utilizadas tanto para sucos quanto para leite e deverão chegar também às operações europeias da companhia.

As informações são do Valor Econômico e do O Estado de São Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?