PR: programa Leite das Crianças comemora 7 anos

O Governo do Paraná comemorou, no último sábado (15), sete anos do Programa Leite das Crianças. Criado em 2003 para diminuir a desnutrição infantil, o mesmo cumpre função social e reordena a pecuária leiteira do Paraná. Desde a sua implantação, em Cândido de Abreu/PR, mais de 1,2 milhão de crianças tiveram acesso a uma alimentação mais saudável graças ao leite distribuído.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O Governo do Paraná comemorou, no último sábado (15), sete anos do Programa Leite das Crianças. Criado em 2003 para diminuir a desnutrição infantil, o mesmo cumpre função social e reordena a pecuária leiteira do Paraná. "Além de atender às necessidades básicas de alimentação das crianças, o programa contribui para que os laticínios associados e produtores de leite sejam beneficiados com a garantia de preço justo na venda de sua produção", explicou o governador Orlando Pessuti.

Desde a sua implantação, em Cândido de Abreu/PR, mais de 1,2 milhão de crianças tiveram acesso a uma alimentação mais saudável graças ao leite distribuído. Em um ano, a partir da sua criação, o programa já atendia os 399 municípios paranaenses. O último lançamento ocorreu em Curitiba, em 15 de junho de 2004.

O coordenador estadual do Leite das Crianças, Osmar Buzinhani, atribui os bons resultados ao trabalho em conjunto feito pelo Governo do Estado, prefeituras municipais e sociedade. "Cada cidade tem seu Comitê Gestor Municipal, composto por entidades da sociedade civil organizada e por representantes do Poder Público Estadual e Municipal. O papel destes comitês é auxiliar no trabalho de gerenciamento e fiscalização do programa nos municípios."

O programa é destinado a crianças pobres, de seis meses a 3 anos, de famílias com renda per capita mensal inferior a meio salário mínimo. Diariamente, as crianças cadastradas recebem um litro de leite "barriga mole" (saquinho), enriquecido com vitaminas A, D e ferro. Estão envolvidas as secretarias da Agricultura e do Abastecimento; do Trabalho, Emprego e Promoção Social; da Educação; da Saúde e de Planejamento.

Durante esses sete anos, a Secretaria da Agricultura já adquiriu mais de 345 milhões de litros de leite e 16 mil quilos de Premix enriquecedor, das mais de 68 usinas cadastradas junto ao Programa, sendo alocados recursos superiores a R$ 345 milhões.

Outro fator importante do Leite das Crianças é o estímulo à organização e a agroindustrialização da pecuária leiteira local e regional, com ênfase para a agricultura familiar.

As informações são da Agência de Notícias do Paraná, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 17/05/2010

Um programa como esse do Paraná precisa ser seguido por outros estados que ainda não possuem programas de distribuição de leite para as crianças pobres.
Trata-se de um belo programa de combate à fome e desnutrição das crianças pobres do Paraná.
Sempre afirmo que,se todas as crianças recebessem leite em quantidades e qualidades suficientes,não haveria subnutrição entre elas,pela riqueza desse produto como alimento.Não existe na face da Terra,alimento mais completo que o leite.Nele estão presentes todos os aminoácidos essenciais,além de quase todas as vitaminas e minerais que o organismo de um mamífero jóvem necessita.Também estão presentes nele,duas excelentes fontes de energia:lactose e gordura.
Basta para tanto,verificar que todos os mamíferos jóvens aimentam-se exclusivamente dele até certa idade,dependendo da espécie a que pertençam.
E,para terminar,deixo a frase de sempre:"leite,o mais nobre dos alimentos."
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.
Qual a sua dúvida hoje?