PR: laticínio 100% halal deseja exportar

Há três anos, a empresa de laticínios Pic Nic obteve a certificação halal. Hoje, 100% da produção da companhia é realizada sob as regras islâmicas, sendo que 90% do total é vendido para grandes fabricantes de alimentos e 10% para o consumidor final. Agora, a meta da Pic Nic é começar a exportar. A empresa já está buscando a habilitação para vender para os países do Mercosul, mas sabe que a produção halal é uma porta aberta para exportar aos árabes.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Há três anos, a empresa de laticínios Pic Nic obteve a certificação halal da Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal (Cibal Halal). Hoje, 100% da produção da companhia é realizada sob as regras islâmicas. São queijos, concentrados de soro, manteigas, requeijões e cremes de leite, sendo que 90% do total é vendido para grandes fabricantes de alimentos e 10% para o consumidor final.

Agora, a meta da Pic Nic é começar a exportar. A empresa já está buscando a habilitação para vender para os países do Mercosul, mas sabe que a produção halal é uma porta aberta para exportar aos árabes. "A gente vê com bons olhos [a possibilidade de vender aos árabes], tanto que estamos buscando esta habilitação para tentar entrar em outros mercados", diz Juliano Valério, responsável pelo controle de qualidade da Pic Nic.

A empresa fabrica 20 toneladas por dia, de manteiga são mais 10 toneladas. Valério não revela o faturamento da companhia, que é de médio porte, mas conta que espera um aumento da produção quando começarem as exportações. "A gente acredita que, depois que sair a habilitação, haverá um aumento de 10%."

Segundo Valério, a empresa buscou a certificação halal a pedido de um de seus clientes. A Pic Nic fornece matérias-primas para alguns dos maiores produtores e vendedores de alimentos do Brasil, como Bauducco, Polenghi, Kraft Foods, Pizza Hut, Perdigão, Sadia, Dr. Oetker, Casa do Pão de Queijo, entre outros.

No mercado interno, os produtos podem ser encontrados principalmente na região da Grande São Paulo. Aqui, os alimentos são vendidos também com o selo halal. Para Valério, a produção dos laticínios segundo as leis islâmicas trouxe benefícios para a empresa. "Há cuidados que você tem que tomar na escolha da matéria-prima, isso te dá um produto de maior qualidade. Você paga mais caro nos insumos, mas acaba sendo mais vantajoso", relata.

Mercado halal

De acordo com dados da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), o mercado halal movimenta, em todo o mundo, mais de US$ 400 bilhões, com crescimento de 15% ao ano. Levantamento realizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira mostra que os países árabes importam cerca de US$ 70 bilhões de produtos agroindustriais e que o Brasil supre apenas 10% desse total.

As informações são da Anba, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?