PR: Castro reivindica título de "Capital do Leite"
O Município de Castro está para discutir, na Câmara de Vereadores, a criação do título de "Capital do Leite" à cidade. "O Projeto de Lei ainda está no início, e não foi totalmente formatado. Mas a conclusão e a justificativa são simples: Castro é a maior produtora de leite do País. A região de Castro é precursora em tecnologia, e a qualidade do produto está acima da média nacional", diz Clóvis Henrique Coradassi, secretário Municipal de Esporte e Cultura.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demostram que o Município de Castro produziu mais de 134 milhões de litros de leite em 2006. Em 2007, esse número aumentou para 135,6 milhões. E no ano passado foram 138,3 milhões de litros. Segundo dados estatísticos do MilkPoint, entre os cem maiores produtores individuais de leite no Brasil, treze se encontram no Município de Castro. Com esses números, diz o Projeto de Lei, Castro mantém há vários anos o primeiro lugar entre os municípios brasileiros com maior produção anual de leite.
Outra estatística do IBGE (2008) coloca o Município em 130º lugar em número de vacas ordenhadas, com pouco mais de 21 mil cabeças no total. Esse posicionamento revela uma capacidade produtiva alta do plantel de gado leiteiro das raças holandesa, jersey e pardo-suíço existente na cidade. Informações fornecidas pela Cooperativa Castrolanda demonstram que a qualidade e quantidade do leite produzido nos Campos Gerais é muito grande, se comparada com outras áreas do Brasil. A produtividade média por animal da região gira em torno de 30 a 35 litros por dia.
O controle sanitário rigoroso, assim como a própria formação histórica da população, com descendentes de holandeses, e o perfil climático dos Campos Gerais também têm favorecido a produção, cujo crescimento médio anual gira em torno de 8% ao ano. Apesar da leve queda no passado, a taxa de crescimento deve aumentar uma vez que a região tem investido em qualidade genética dos animais.
A iniciativa de tornar Castro, oficialmente, a "Capital do Leite" coincide e ganha força com a aproximação do Dia Mundial do Leite, celebrado no dia 1º de junho.
A matéria é de Danilo Kossoski, publicada no Jornal da Manhã, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

IRETAMA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 01/05/2012

PALMITAL - PARANÁ - ESTUDANTE
EM 02/07/2011
Moro na região central do parana.
Obg. Ivan Balaba

GOUVÊA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 05/06/2010
de toda forma um abraço e boa noite.
Lucas Spadano
JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS
EM 04/06/2010
o sistema produtivo que prevalesce em Castro no PR é o confinamento em free stall, baseado principalmente na raça holandesa pura, mas há o jersey e o Pardo suisso, que fazem um bom trabalho por lá tambem.
De fato, possuem muita boa genética em raça holandesa e trabalham geralmente em regime familiar, com muito esmero.
Castro merece o título, embora algumas cidades do Estado de Minas Gerais venham aumentando sua produção ano a ano de forma surpreendente.
Isso vem de encontro ao fortalecimento da pecuária leiteira do país.
Mas atualmente, Castro é éxemplo a ser seguido.
LINS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 04/06/2010
Castro-PR realmente merece o título de Capital Nacional do Leite, pois todos sabemos que o município além de ser o Maior produtor de leite individual é também o maior Tecnopolo da atividade leiteira do país. Já Pompé-MG é a Capital Mineira do Leite, apesar de Patos de Minas e Ibiá terem maoir produção individual respectivamente, como também serem referência Nacional em Qualidade do Leite o que constatado tanto pelos produtores como peos Laticínios da meso-região Alto Paranaíba-MG.

PONTA GROSSA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 02/06/2010
São sistemas confinados com alojamento ( Free Stall ) ou confinados sem alojamento ( Open Lot ).
Raça predominante é HPB
Média 6.700 Litros por animal adulto ( incluso lactantes e secas )
Alimentação baseada em silagem de milho, pré-secado de azevem, pastoreio de aveia e/ou azevem, concentrados
Custo total ao redor de R$ 0,62
Faturamento médio ao redor de R$ 0,72 ( incluso EQ Leite )
Abraços
Mário Sérgio Zoni

PONTA GROSSA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 01/06/2010
Pompéu é a capital mineira do Leite, com produção anual ao redor de 100 Milhões de Litros de Leite

CAMPO ALEGRE DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 01/06/2010
Qual é o sistema de produção prevalecente em Castro? Qual é a raça predominante? Qual a produtividade média de leite no município?
Grato,
A Elias

GOUVÊA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 01/06/2010
Não tenho certeza da produção atual de Pompéu, se alguém souber, ajude-me a ficar mais bem informado.
parabéns aos castrenses pela belissima produção e pelos seus treze representantes no "top 100".

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 31/05/2010

CASTRO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 31/05/2010
Qualidade e Produtividade Total, do campo até a indústria, esta é a realidade da cadeia do leite aqui em Castro.