A ausência de chuva e o calor intenso têm preocupado produtores de leite do Paraná. Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), as vacas holandesas reduzem a produção por sofrerem com o calor registrado nesse mês. Em todo o Paraná, existem cerca de 114 mil produtores de leite, segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes).
"Por enquanto não registramos problemas na produção de leite no Paraná, mas acredito que se a estiagem continuar certamente teremos reflexos negativos na produção", explica Maria Silvia Digiovani, assessora da Comissão de bovinocultura de leite da Faep. Segundo ela, não é apenas o Paraná que vai sofrer as consequências caso não chova. "Em outros estados a seca também está presente. Exemplo disso é Minas Gerais, o maior produtor de leite do Brasil", relaciona.
Previsão do tempo
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a tendência é que uma frente fria comece a romper o bloqueio atmosférico que gerou as temperaturas altas e os baixos índices de umidade no Paraná. "Por conta da entrada de uma fraca frente fria, as temperaturas poderão baixar um pouco a partir de hoje. Depois disso poderemos ter chuvas", explica a meteorologista Ana Beatriz Porto.
As informações são do Paraná Online, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já viu a programação do Interleite Sul 2010, que trará um grande debate sobre competitividade em vários estados brasileiros e Argentina? Clique aqui para mais informações. Não deixe de participar desse evento!
PR: ausência de chuvas deve reduzir produção
A ausência de chuva e o calor intenso têm preocupado produtores de leite do Paraná. Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), as vacas holandesas reduzem a produção por sofrerem com o calor registrado nesse mês.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.