Portugal: campanha prevê inverter redução do consumo

O consumo de leite per capita em Portugal está a afastar-se da média europeia. A tendência levou a Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (FENALAC) a montar uma campanha que visa destacar a "riqueza nutricional inigualável" do leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O consumo de leite per capita em Portugal está a afastar-se da média europeia. A tendência levou a Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (FENALAC) a montar uma campanha que visa destacar a "riqueza nutricional inigualável" do leite.

"É o alimento natural mais completo que se conhece", frisou o nutricionista Nuno Nunes no lançamento da campanha na escola secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa. "É adequado - e fundamental - em todas as fases da nossa vida." Este é o cerne: o leite deve ser consumido "desde o nascimento até a morte", é uma necessidade que se mantém ao longo da vida, não se circunscreve a franjas etárias. No final da apresentação, o especialista sublinhou ao público que o leite é o alimento no qual se encontram as melhores proteínas ao preço mais baixo - por oposição aos ovos, mas, sobretudo, à carne e ao peixe.

A opção corrente por bebidas altamente calóricas, como refrigerantes, que estão na base da crescente obesidade entre os jovens, também preocupa. A campanha, que incluindo atividades de interação alerta para os benefícios do leite no que diz respeito a "força, memória, energia, perícia, velocidade", pretende ainda mostrar que uma alimentação saudável tem reflexo directo na beleza do corpo.

Os hábitos de consumo têm ainda mostrado que as pessoas costumam trocar o leite por produtos que o contêm parcialmente. "Ter não é ser" é outro dos avisos que a FENALAC quer vincar até 2013, ano de conclusão da campanha co-financiada pela União Europeia. Os fundos comunitários vão cobrir 50% dos custos, que devem ascender a quatro milhões de euros; o Estado português contribui com 20%. A monitorização está a cargo do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.

A defesa do consumo do leite é vulgar, mas existe quem milite no campo. Nuno Nunes desvaloriza e aponta para as conclusões altamente testadas da Ciência. O caso dos ovolactovegetarianos, entende, é paradigmático do atual estado do conhecimento: apesar se serem adeptos de uma dieta vegetariana, reconhecem a importância nutritiva do leite e dos ovos.

As informações são do Publico.pt, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcelo Erthal Pires
MARCELO ERTHAL PIRES

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/01/2011

Produtores aqui é que estamos precisando de campanhas com este tema, pois realmente, o leite é um grande alimento ... e vai fazer muita falta na 3a. idade, na prevenção a osteoporose, não é só academia que vai produzir uma melhor qualidade de vida.

Um abraço
marcelo
Qual a sua dúvida hoje?