Poos Stadel Classic (CLASSIC) - HVB - Holandês Vermelho e Branco

O animal vermelho "top": isso vem se tornando, cada dia mais, um objeto de desejo de muitos criadores. Para conseguir esse raro animal, sem dúvida Poos Stadel CLASSIC pode ajudar muito! Um touro muito completo na sua conformação e produção, e dentro dessa requisitada característica de pelagem. Prova dessa tendência são os valores de mercado dos animais HVB, bem superiores a um animal HPB equivalente. Isso acontece principalmente pela dificuldade em encontrarmos bons reprodutores HVB no mercado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

CLASSIC: Vermelho, vermelhaço!!!

Figura 1


O animal vermelho "top": isso vem se tornando, a cada dia mais, um objeto de desejo de muitos criadores. Para conseguir esse raro animal, sem dúvida Poos Stadel CLASSIC pode ajudar muito! Um touro muito completo na sua conformação e produção, e dentro dessa requisitada característica de pelagem. Prova dessa tendência são os valores de mercado dos animais HVB, bem superiores a um animal HPB equivalente. Isso acontece principalmente pela dificuldade em encontrarmos bons reprodutores HVB no mercado: tudo aquilo que é raro, vale mais!

CLASSIC vem de excepcionais famílias tanto de conformação como de produção. Sua linha materna é uma das mais populares linhas de vacas vermelhas do mundo: a família Mina. Esta família tem por característica vacas de boa conformação e que amadurecem muito bem. Pra completar o bom pedigree, na sua linha paterna temos STADEL, um dos touros líderes para tipo e longevidade.

Suas provas mostram exatamente isso, um perfeito equilíbrio de características de conformação e bons índices de produção, principalmente de proteína e também um bom índice de longevidade. Alguns leitores podem estranhar que um touro "negativo" para leite em algumas provas pode transmitir boas produções. Isso ocorre porque a base genética onde estes touros são avaliados tem muitas vezes altíssimas produções e um touro pode ter média das filhas acima de 10.000 kg, mesmo sendo negativo naquela base da prova.

Touro: CLASSIC (CRV Lagoa)

Pai: Stadel RED
Mãe: Mina 243 EX 90
Avô Materno: Almerson Camera Red
Avó Materna: Mina 167 ET

Empresa que distribui o sêmen no Brasil: CRV Lagoa

Fatores positivos: touro vermelho com prova de conformação bastante equilibrada, úberes muito bem aderidos e que amadurecem muito bem.

Fator limitante: produção de leite abaixo da média em algumas bases genéticas (americana e canadense), mas ainda assim muito acima dos padrões médios brasileiros, e que certamente o mantém como melhorador de produção em nosso rebanho nacional e também positivo na base genética originalmente testada, a base holandesa.

Prova Americana

Prova Canadense

Prova Holandesa

Você gostaria de indicar um touro para essa seção? Clique aqui.

O que você achou desse touro? Comente utilizando o box de Cartas do Leitor.

Você deseja entrar em contato com a empresa que comercializa esse touro? Preencha o formulário abaixo que encaminharemos a mensagem.
Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

ANTONIO PEREIRA DE LIMA
ANTONIO PEREIRA DE LIMA

EM 16/02/2014

Gostei muito, estou tentando mudar meu plantel todo para V&B. Gostaria de ver outros também para acasalamentos.

Muito bom este touro
RAFAEL
RAFAEL

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/06/2010

Obrigado pela resposta! Mas então quando teremos um touro frisio nessa coluna?
Roger van der Vinne
ROGER VAN DER VINNE

CARAMBEÍ - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/06/2010

Caro Raphael:

Essa discussão referente as bases genéticas é bastante complexa, visto que comparar o desempenho de touros em diferentes condições de manejo, alimentação, clima e sistemas de produção dificilmente nos leva a conclusões exatas. E quando não temos conclusões exatas, muitas vezes a "paixão" por um determinado sistema ou país, ou até mesmo interesses comerciais podem levar vários técnicos a defender esse ou aquele modelo.
O Interbull veio para amenizar essas diferenças e facilitar um pouco a comparação entre as bases, mas os critérios de avaliação nos diferentes países ainda são muito variáveis, levando a diferentes interpretações dos dados.
Acho que nessa hora devemos avaliar o que se pretende com a criação e ter em mente qual o tipo de animal que se procura, e isso é o que pode fazer a diferença. Como são muitas as variáveis analisadas, dificilmente conseguiremos satisfazer todas elas num mesmo momento. E é por isso que a atividade leiteira é tão desafiante e ao mesmo tempo tão apaixonante! Os desafios são os mesmos para todos! O que realmente faz a diferença são as pessoas que tomam as decisões!
Um grande abraço e muito obrigado pela participação.
Roger van der Vinne
RAFAEL
RAFAEL

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 31/05/2010

Bastante interessante ese debate sobre bases! E os touros da Nova Zelandia que no interbul não são tão fortes podem trazer grande desempenho para os produtores?
Roger van der Vinne
ROGER VAN DER VINNE

CARAMBEÍ - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/05/2010

Prezado Marcos,

Tem toda a razão! O conceito de "prova negativa" muitas vezes é mal interpretado por boa parte dos criadores. Isso não significa de maneira nenhuma que o touro seja um "piorador" da característica em qualquer animal que for utilizado. Também concordo plenamente que uma das características mais importantes que devem ser avaliadas em um touro é a sua vida produtiva: uma vaca precisa dar lucro na fazenda, mas não somente durante uma única lactação, mas durante muitos e muitos anos. E neste quesito, sem dúvida, esse touro "sobra" em qualquer base genética.
Muito obrigado pela colaboração.
marcos jose passos ricardo
MARCOS JOSE PASSOS RICARDO

GOIÂNIA - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 24/05/2010

De fato quando comparamos Classic com a base genetica (Americana e Canadence) a produção de leite deste touro é inferior e negativa, mas quando o comparamos com essas duas bases geneticas, no quisito logevidade e produção de solidos totais, este touro é muito superior. Desta forma a produção de leite das filhas desse touro ou de animais da mesma base genetica que a sua produzirao mas leite na vida util do que animais americanos e canadences. E se pararmos para refletir e muito mais rentavel buscarmos animais longevos, conformados, com alta produção de solidos e produção equilibrada, do que animais apenas com altas produções e vida util reduzida.
Qual a sua dúvida hoje?