Piracanjuba investe em novas unidades e avança no setor
"Até 2015, o plano é investir mais R$ 100 milhões", diz Helou. Esses novos recursos serão destinados às próximas fases da unidade de Santa Catarina - que tem capacidade inicial de processamento de 450 mil litros/dia e alcançará 1,2 milhão de litros - e na construção e aquisição de duas novas plantas de processamento de leite. Segundo o empresário, uma unidade será erguida a partir do zero e outra será adquirida. Os locais das fábricas ainda não estão definidos.
Publicado por: MilkPoint
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Assim começa a história do goiano Laticínios Bela Vista, dono da marca de produtos lácteos Piracanjuba, que já é hoje uma das grandes empresas do setor no Brasil, ocupando o sexto lugar na captação de leite e com faturamento de R$ 660 milhões no ano que passou.
Quando Saladi Helou faleceu, em 1985, os filhos César e Marcos assumiram o negócio - então uma fábrica de manteiga e queijos - e decidiram ampliá-lo. No ano seguinte, desativaram a unidade de Piracanjuba e construíram um laticínio em Bela Vista de Goiás. Doze anos depois, conta César, diretor comercial da empresa, construíram outra fábrica na mesma cidade - em operação até hoje, com capacidade de processamento de 1,4 milhão de litros de leite por dia.
Daí até 2007, o laticínio, de perfil bastante discreto, teve crescimento "firme e consistente", segundo o empresário, mas os últimos quatro anos foram decisivos na estratégia da empresa para avançar no mercado. Segundo César Helou, daquele ano até a agora a empresa investiu R$ 100 milhões - foram R$ 55 milhões numa nova fábrica de leite em pó no complexo de Bela Vista de Goiás, R$ 35 milhões numa nova unidade em Maravilha (SC), que será inaugurada em julho deste ano, e o restante em pequenas aquisições.
"Até 2015, o plano é investir mais R$ 100 milhões", diz Helou. Esses novos recursos serão destinados às próximas fases da unidade de Santa Catarina - que tem capacidade inicial de processamento de 450 mil litros/dia e alcançará 1,2 milhão de litros - e na construção e aquisição de duas novas plantas de processamento de leite. Segundo o empresário, uma unidade será erguida a partir do zero e outra será adquirida. Os locais das fábricas ainda não estão definidos.
Com 3 mil fornecedores de leite no país, a empresa mantém em uma fazenda-escola um programa de treinamento e assistência técnica para pecuaristas. O principal objetivo é melhorar a qualidade do leite, ampliar a produtividade nas fazendas leiteiras e melhorar o gerenciamento da atividade.
Incremento na receita
Depois de a receita da empresa registrar crescimento de 16% no último ano, a expectativa é de que alcance R$ $ 800 milhões em 2011 e R$ 1 bilhão no ano que vem. A nova operação de leite em pó em Goiás e a fábrica de Maravilha, que terá produção de leite longa vida, devem levar a empresa ao resultado este ano.
A expectativa é que novos produtos, que chegarão ao varejo na próxima semana, também incrementem o resultado do Piracanjuba. A empresa está lançando uma linha de leites especiais com a marca: o Piracanjuba Crescer, para crianças; Piracanjuba Dieta +, com vitaminas A e D e cálcio, e o Piracanjuba Fibras, sem gordura e com fibras. Afora isso, lança um alimento líquido, à base de leite, com quinoa e linhaça.
A matéria é de Alda do Amaral Rocha, publicada no jornal Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
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