Pesquisadores lançam livro "Leite para Adultos: Mitos e Fatos frente à Ciência"

O livro "Leite para Adultos: Mitos e Fatos frente à Ciência", publicado pela Varela Editora e Livraria Ltda., é uma revisão abrangente da literatura científica realizada para apresentar o que é mito e o que é fato na relação homem versus leite, motivada pela polêmica em torno do consumo de leite por adultos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Pesquisadores dos Institutos de Tecnologia de Alimentos (ITAL-Apta) e de Economia Agrícola (IEA-Apta) e da própria Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estão entre os autores do livro "Leite para Adultos: Mitos e Fatos frente à Ciência", que será lançado, dia 10 de novembro às 16 horas, durante o 8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (SLACA) que acontece no período de 8 a 11 de novembro na UNICAMP, em Campinas. A publicação é coordenada pela professora Adriane Elisabete Costa Antunes (UNICAMP) e pela pesquisadora Maria Teresa Bertoldo Pacheco (ITAL).

O livro, publicado pela Varela Editora e Livraria Ltda., é uma revisão abrangente da literatura científica realizada para apresentar o que é mito e o que é fato na relação homem versus leite, motivada pela polêmica em torno do consumo de leite por adultos. "A equipe multidisciplinar que idealizou esta discussão traz informações atualizadas e abrangentes sobre o tema, pretendendo oferecer aos profissionais da área de alimentos e saúde, bem como para a população em geral, uma ferramenta de consulta para benefício próprio e/ou de sociedade como um todo", diz o prefácio.

"Inicia-se, portanto, um 'tribunal científico' mediado por um grupo de profissionais das áreas de Nutrição, Biologia, Medicina, Engenharia de Alimentos, Zootecnia, Agronomia, Economia e Farmácia e Bioquímica, para apresentar evidências científicas sobre o assunto", prossegue o prefácio do livro.

A publicação dá ênfase ao leite de vaca que é o mais estudado e consumido entre as principais espécies leiteiras (vaca, cabra e búfala). O livro ainda apresenta uma pesquisa histórica sobre o consumo de leite, bem como estudos no campo da genética, "no qual novas descobertas apontam para a capacidade de continuar ingerindo leite na fase adulta como decorrente de uma mutação genética que proporcionou benefícios evolutivos aos indivíduos lactase persistentes. Este padrão genético tem se tornado cada vez mais freqüente na população mundial".

Outras informações sobre o livro podem ser obtidas pelos e-mails: mtb@ital.sp.gov.br (Maria Teresa) e varela@varela.com.br (Varela Editora).

As informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?