Pesquisa feita no Mercadão de São Paulo aponta tendências de consumo; queijos em alta

Refrigerante, açúcar refinado e sal são ingredientes que o brasileiro gostaria de retirar do cardápio. É o que aponta pesquisa realizada recentemente com cerca de mil pessoas pela Banca do Ramon, tradicional empório localizado no Mercado Municipal de São Paulo.

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Refrigerante, açúcar refinado e sal são ingredientes que o brasileiro gostaria de retirar do cardápio. É o que aponta pesquisa realizada recentemente com cerca de mil pessoas pela Banca do Ramon, tradicional empório localizado no Mercado Municipal de São Paulo.

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A maior preocupação por parte dos entrevistados é com os refrigerantes. Nada menos do que 31% dos consumidores ouvidos no levantamento “Hábitos alimentares do brasileiro - preferências, dietas e tendências de consumo” revelaram desejo de deixar de consumir a bebida. 

Açúcar e sal refinados completam a lista dos três principais ingredientes que os entrevistados gostariam de cortar da dieta, tendo em vista uma alimentação mais saudável. Foram citados, respectivamente, por 21% e 20% dos consumidores ouvidos. A nutricionista Juliana Tomandl, que presta consultoria à Banca do Ramon, lembra que esses ingredientes são importantes para o corpo, porém também aparecem como os principais responsáveis por problemas como obesidade e hipertensão.

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Como alternativa, Juliana recomenda algumas mudanças de hábito, a exemplo de deixar de adoçar café, chá e sucos, além de utilizar o açúcar mascavo, que, ao contrário do refinado, concentra vitaminas, cálcio, ferro e potássio. Para reduzir o consumo de sal refinado, umas das iniciativas é evitar produtos com "sal oculto", entre os quais catchup, caldos em cubos e molho shoyu.

Alimentos para incluir na dieta 

Por outro lado, a pesquisa descobriu quais ingredientes o consumidor brasileiro tem interesse em incluir na dieta. As oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes encabeçam a lista, citadas por 27% dos entrevistados. Em segundo lugar, mencionado por 21% dos respondentes, ficou o vinho, seguido de perto pelos queijos, lembrados por 20% dos participantes da pesquisa. 

As informações são do SA Varejo, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

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