Pesquisa inédita fará sequenciamento do genoma do Girolando

Uma pesquisa inédita para identificar o genoma da raça bovina Girolando começou a ser desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Gado de Leite. Até agora, os estudos realizados nesta área, tanto no Brasil quanto em outros países, foram feitos apenas com animais taurinos e zebuínos. "Vamos comparar os bovinos oriundos de cruzamento com taurinos e zebuínos para saber qual a diferença entre eles. Futuramente, essas informações poderão auxiliar no processo de seleção das fazendas", diz Marcos Vinicius Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, que irá conduzir as pesquisas.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Uma pesquisa inédita para identificar o genoma da raça bovina Girolando começou a ser desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Gado de Leite. Até agora, os estudos realizados nesta área, tanto no Brasil quanto em outros países, foram feitos apenas com animais taurinos e zebuínos. "Vamos comparar os bovinos oriundos de cruzamento com taurinos e zebuínos para saber qual a diferença entre eles. Futuramente, essas informações poderão auxiliar no processo de seleção das fazendas", diz Marcos Vinicius Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, que irá conduzir as pesquisas. Ele também está realizando o sequenciamento do genoma das raças Gir Leiteiro e Guzerá, cujos resultados devem ser anunciados no final do ano.

O touro escolhido para a pesquisa é IPA Bochecho (Girolando Puro Sintético - PS), pertencente à Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária - IPA. O animal vem de uma linhagem de várias gerações de PS e faz parte do Teste de Progênie da Girolando. A estimativa é que em dois anos os resultados sejam anunciados. O Girolando é uma raça criada no Brasil, a partir do cruzamento entre as raças Gir e Holandês, e é responsável por 80% da produção de leite do país. Por manter boa produção em regiões tropicais, alimentando basicamente de pasto, tem sido bastante procurada por países da África, Américas do Sul e Central, entre outros.

Os pesquisadores acreditam que o sequenciamento do genoma irá conferir maior agilidade e eficiência às pesquisas que buscam identificar genes que afetam características de produção ou que causam enfermidades genéticas. "A seleção genômica tornará possível o melhoramento de características de mensuração difícil ou tardia e a formação de rebanhos mais produtivos, eficientes, saudáveis e com alta produção leiteira", garante Silva, que será um dos palestrantes do 1º Congresso Brasileiro da Raça Girolando, evento marcado para ocorrer entre os dias 22 e 24 de setembro, em Araxá (MG). O pesquisador falará sobre os resultados e perspectivas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). Outro palestrante do evento com estudos na área genômica é o pesquisador da UNESP, José Fernando Garcia, coordenador do projeto do genoma de zebuínos, cujos resultados foram anunciados esta semana.

As informações são da Girolando, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

MALU  MAIA - Maria Luzineuza Alves
MALU MAIA - MARIA LUZINEUZA ALVES

MARABÁ - PARÁ - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 28/05/2012

Esta iniciativa contribuirá muito para o aumento da produção de leite no Brasil. O Pará assim como outros estados Brasileitos precisam dessa Tecnologia funcionando, pois a produtividade/animal aqui está muito baixa.
JARDEL CASTRO
JARDEL CASTRO

QUIXERAMOBIM - CEARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/02/2012

é uma boa alternativa principalmente para que produz leite em condições mais adversas como nós.
Qual a sua dúvida hoje?