ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa indica que mercado mundial de lácteos tem grande potencial de crescimento

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/05/2001

1 MIN DE LEITURA

0
0
"O comércio mundial de produtos lácteos tem o potencial de aumentar, mas não alcançou o máximo que poderia devido às fortes políticas protecionistas e aos subsídios de exportação", declarou o diretor executivo da Australian Bureau of Agricultural and Recource Economics (Abare), Brian Fisher, baseado no recente relatório sobre "Impactos da Liberalização do Comércio Mundial nos Produtos Lácteos". A pesquisa foi elaborada tendo em vista a necessidade de abertura de mercados para a indústria.

"A Rodada do Uruguai obteve um sucesso limitado no aumento de acessos aos mercados e redução de subsídios de exportação para a maioria dos produtos lácteos. Entretanto, as atuais negociações feitas na Organização Mundial do Comércio (OMC) no setor agrícola oferecem a oportunidade de aumentar o comércio mundial de lácteos pelo aprimoramento dos acessos aos mercados e redução dos subsídios de exportação", disse Fisher.

A Abare estima que, se as cotas dos produtos lácteos forem dobradas e as tarifas diminuírem pela metade, o valor do comércio mundial de lácteos aumentará para US$1,8 bilhão. Se o volume das exportações de lácteos subsidiadas pela União Européia e pelos Estados Unidos diminuírem pela metade, o valor gerado com o comércio de lácteos mundial aumentaria cerca de US$0,7 bilhão.

O maior acesso aos mercados e a redução dos subsídios de exportação são medidas complementares. Dessa forma, o aumento da demanda mundial por produtos lácteos resultaria numa melhoria no acesso aos mercados, o que poderia absorver algumas das exportações de lácteos, hoje subsidiadas.

As importações de produtos lácteos da União Européia e dos EUA de todas as fontes aumentariam. "Considerando as altas restrições que existem hoje para a entrada de produtos lácteos, mesmo se houver uma duplicação nesse acesso, os volumes que entrarão nesses mercados não chegarão a ser danosos", disse Fisher.

fonte: Australian Bureau of Agricultural and Recource Economics (Abare), adaptado por Equipe MilkPoint|

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint