ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa e tecnologia contribuem para desenvolvimento da produção orgânica de leite no país

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Conciliar sustentabilidade e alta produção de leite em propriedades orgânicas é possível. A introdução de tecnologias e de metodologias do programa Balde Cheio, desenvolvido pela Embrapa, tem transformado fazendas de leite no país.

Produtor orgânico há mais de 20 anos, o ator Marcos Palmeira conta que sua propriedade era uma antes do Balde Cheio e agora é outra, mais eficiente. “Mudou toda a minha concepção de produção leiteira. Estamos virando outra fazenda. O programa faz a gente alinhar a teoria à prática”, falou.

Marcos Palmeira vai contar um pouco dessa relação com o Balde Cheio, o desafio para produzir de forma orgânica e como a ciência contribui para viabilizar e melhorar esse modelo de produção durante a Live Pecuária Sustentável e de Precisão nesta quarta-feira (26), às 18 horas, pelo Canal do Youtube da Embrapa. O evento é organizado pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP) em comemoração aos seus 45 anos de história.

Sua propriedade Vale das Palmeiras, em Teresópolis (RJ), está localizada entre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Estadual dos Três Picos. É uma Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN). 

“Eu procuro criar um corredor ecológico, favorecendo toda a região”, destaca Palmeira. Ele acredita que o Brasil poderia avançar muito mais nessa cadeia, mas falta uma política clara de estímulo à produção orgânica, à produção familiar. Outro desafio, segundo Palmeira, é em relação aos insumos para produção.

Além do desenvolvimento de pesquisas, para estimular a produção de leite orgânico de forma sustentável e eficiente, a Embrapa Pecuária Sudeste tem realizado cursos de capacitação continuada, em parceria com Secretaria de Inovação e Negócios e a fazenda Nata da Serra (Serra Negra), primeira propriedade orgânica participante do programa Balde Cheio. 

Mais de 80 pessoas, de vários estados, foram capacitadas em 2018 e 2019. Neste ano, por conta da pandemia, o curso foi cancelado. Para o chefe de Transferência de Tecnologia, André Novo, da Embrapa, aproximar a pesquisa, a extensão rural e a cadeia produtiva é uma estratégia eficaz para o crescimento da pecuária leiteira orgânica no país.

O desenvolvimento de pesquisas e a adoção de tecnologias nesse segmento contribuem para reduzir os custos, melhorar a eficiência e aumentar a produção de orgânicos no país.

Debate

Além de Marcos Palmeira, participam da Live Pecuária Sustentável e de Precisão o presidente do Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável (GTPS) e do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), Caio Penido e o pesquisador Artur Chinelato, idealizador do programa Balde Cheio. O pesquisador Alexandre Berndt fará a moderação das discussões da live que marca os 45 anos da Embrapa Pecuária Sudeste.

A live ocorre pelo canal da Embrapa no Youtube, das 18h às 19h.

Serviço

Live Pecuária Sustentável e de Precisão

Dia: 26 de agosto de 2020

Horário: 18 horas às 19 horas

Transmissão: Youtube.com/Embrapa

As informações são da Embrapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures