O mercado dos Estados Unidos para produtos lácteos "permanece bastante inexplorado" de acordo com a PepsiCo, que está investindo US$ 206 milhões em uma nova planta no país para fabricar iogurtes e outros produtos lácteos como parte de uma joint venture com a companhia de lácteos alemã, Müller.
A fábrica, que será construída em Batavia, Nova York, se tornará operacional em 2013 e criará 186 empregos.
Ao mesmo tempo, os varejistas dos Estados Unidos responderam favoravelmente às notícias de que a PepsiCo planeja entrar no mercado. "Embora a categoria de lácteos (dos Estados Unidos) tenha crescido significantemente nos últimos anos, ainda está longe de seu potencial total. O mercado dos Estados Unidos para lácteos está crescendo, mas continua muito inexplorado".
"A maior conscientização dos consumidores sobre os benefícios para a saúde dos lácteos recentemente impulsionou uma maior demanda por produtos lácteos de alta qualidade. O consumo per capita nos Estados Unidos de iogurte e produtos lácteos de valor agregado é um terço do consumo da Europa. Existe uma tremenda oportunidade para novos produtos entrarem no mercado de lácteos dos Estados Unidos".
"A joint venture reúne duas companhias com forças complementares. A PepsiCo é a maior companhia de alimentos e bebidas dos Estados Unidos, com posição de liderança em saúde e bem-estar graças às marcas populares como Quaker e Tropicana. A Müller tem uma experiência técnica no processamento de lácteos e é bem conhecida por produzir iogurtes na Europa".
"O iogurte é um grande negócio independente, mas as oportunidades de crescimento são ainda maiores quando se considera o potencial de "convergência" de produtos - aqueles que combinam lácteos com outros alimentos saudáveis de categorias em crescimento, como grãos e frutas".
Quando questionada se o iogurte grego ou iogurtes funcionais com ingredientes de valor agregado para a saúde faziam parte dos planos da empresa, ela disse: "Os lácteos de valor agregado e o iogurte serão incluídos no portfólio. Nada mais está sendo divulgado nesse momento por razões competitivas".
Pesquisadores de mercado disseram na ocasião em que foi divulgada a joint venture entre a PepsiCo e a Müller que essa entrada no mercado traria um novo fôlego e aumentaria as vendas, ao invés de somente roubar participação de mercado das principais empresas do setor. A analista do Euromonitor International, Virgina Lee, disse que se a PepsiCo quer entrar nesse mercado, existe uma oportunidade real de crescimento, expandindo o número de ocasiões de consumo de iogurte. "Ainda existe espaço para novos participantes, enquanto eles puderem garantir o espaço na prateleira, o que para uma companhia como a PepsiCo não deve ser um problema, pelo menos para começar".
Embora existam oportunidades de se falar sobre proteínas e fibras e seus benefícios no iogurte grego ou em outras formulações, mais evidentemente os iogurtes "funcionais" têm obtido bons retornos.
A PepsiCo entrou na categoria de lácteos no começo de 2009, com uma joint venture com a Almarai, a maior companhia de lácteos e sucos do Oriente Médio. Mais recentemente, a empresa investiu US$ 3,8 bilhões para controlar a maior companhia de lácteos da Rússia, a Wimm-Bill-Dann.
A maior companhia de lácteos pertencente a produtores de leite da Alemanha, Theo Müller, construiu uma participação considerável de mercado na categoria de iogurtes no Reino Unido nos últimos anos. A empresa também estabeleceu forte presença em vários outros mercados europeus e entrou no mercado de Israel em 2008.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
PepsiCo: Mercado de lácteos dos EUA não está nem perto de seu potencial total
O mercado dos Estados Unidos para produtos lácteos "permanece bastante inexplorado" de acordo com a PepsiCo, que está investindo US$ 206 milhões em uma nova planta no país para fabricar iogurtes e outros produtos lácteos como parte de uma joint venture com a companhia de lácteos alemã, Müller.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.