Pepsico lança patente de produto lácteo co-fermentado com aveia que possui perfil nutricional único

A PepsiCo patenteou um processo para co-fermentar aveia e leite de vaca, criando um produto de beber ou para comer de colher com metabólitos "únicos" e um perfil de sabor versátil. Registrado por meio da Quaker Oats Company, de propriedade da PepsiCo, a patente descreve um método para a fabricação de um produto lácteo de beber ou para comer de colher, de rótulo limpo (clean-label), feito por co-fermentação de aveia e lácteos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

A PepsiCo patenteou um processo para co-fermentar aveia e leite de vaca, criando um produto de beber ou para comer de colher com metabólitos "únicos" e um perfil de sabor versátil. Registrado por meio da Quaker Oats Company, de propriedade da PepsiCo, a patente descreve um método para a fabricação de um produto lácteo de beber ou para comer de colher, de rótulo limpo (clean-label), feito por co-fermentação de aveia e lácteos.

leite de vaca co-fermentado com aveia

Existem alguns produtos alimentares já no mercado que combinam ambos os ingredientes, tanto em estado não fermentado como em estado fermentado. De acordo com a PepsiCo, no entanto, o que torna seu produto patenteado único é o fato de que o leite e a aveia são fermentados juntos, permitindo que a cultura bacteriana atue simultaneamente no leite e no grão. “Acredita-se que [isso] forneça metabólitos únicos que não podem ser produzidos pela fermentação separada ou sequencial de leite e grãos”, diz a patente.

Estes metabólitos únicos podem incluir ácidos graxos de cadeia curta, compostos fenólicos, proteínas intactas, peptídeos, exopolissacarídeos, fibra de aveia e glucanos com um efeito prebiótico desejável e aromas voláteis.

Eles também diferem dos metabólitos formados ao misturar aveia fermentada com laticínios fermentados, porque as culturas tipicamente usadas para fermentar os dois substratos são diferentes. O produto resultante também tem “propriedades organolépticas desejáveis”, escrevem os cientistas de pesquisa e desenvolvimento. Depois de combinar o grão não fermentado e o leite, a mistura é aquecida, inoculada com as culturas vivas, deixada para fermentar, misturada e homogeneizada.

Continua depois da publicidade

De acordo com a PepsiCo, as várias texturas - de comer de colher a beber - podem ser alcançadas graças às “etapas de processamento únicas”, em vez de usar aditivos ou texturizantes, que podem alterar o sabor do produto.

O iogurte co-fermentado pode então ter acréscimo de sabor com vários ingredientes, tais como aromatizantes, frutas, cereais ou pedaços de cereais, nozes e sementes, e purês vegetais ou pedaços de vegetais.

O produto co-fermentado pode ser vendido como um produto fresco, refrigerado, caso em que tem um prazo de validade refrigerado de cerca de 28 dias, ou como um produto alimentar de longa duração, com um prazo de validade entre quatro e 12 meses.

O uso de farinha de aveia regular fornece um perfil de sabor de iogurte de leite mais doce, enquanto uma farinha de aveia de alta proteína resulta em um sabor de iogurte “levemente salgado” com menor viscosidade.

Outros grãos que têm um carboidrato e gordura semelhantes aos da aveia, como sorgo, trigo mourisco ou cevada, também podem ser usados.

Quaker na América Latina

Saúde e bem-estar são cada vez mais importantes para os consumidores latino-americanos, e alavancar a marca Quaker Oats é uma das formas de a PepsiCo atender suas demandas.

Continua depois da publicidade

“Os consumidores estão se tornando mais conscientes de seus hábitos alimentares e adotando uma abordagem mais consciente sobre a saúde”, disse Alina Hernández Aguilar, diretora de assuntos corporativos da PepsiCo México.

Falando especificamente sobre o mercado mexicano, ela acrescentou: “a marca Quaker é uma peça chave em nosso portfólio de nutrição e uma das nossas apostas mais fortes para continuar crescendo neste mercado, por isso estamos muito confiantes de que podemos aproveitá-la”.

A PepsiCo abriu um centro de P&D para produtos de panificação em Apodaca, México em 2014, e desde então lançou uma série de produtos da Quaker para o mercado internacional, como "Good Start Cookies" para Dubai e "Biscuit Bites" para a China.

Também possui diversos produtos à base de aveia especificamente para o mercado latino-americano em produção. "Na América Latina, estamos inovando com os superalimentos Quaker, uma nova plataforma premium com ingredientes diferenciados, como aveia com centeio, amaranto, linhaça e quinoa", disse a empresa recentemente em um comunicado.

Em 2017, a América Latina foi responsável por 11% da receita líquida de US$ 63,5 bilhões da empresa, que fabrica de refrigerantes a snacks.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?