PE: má condição de estradas dificulta entrega do leite

A chuva das últimas semanas deixou as estradas intransitáveis no agreste de Pernambuco. Com isso, os produtores de leite não têm como fazer a entrega nos laticínios. O principal motivo são as condições das estradas da zona rural.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A chuva das últimas semanas deixou as estradas intransitáveis no agreste de Pernambuco. Com isso, os produtores de leite não têm como fazer a entrega nos laticínios. O principal motivo são as condições das estradas da zona rural.

No município de Bom Conselho/PE, há cerca de 1,5 mil produtores de leite. Por dia, 160 mil litros de leite saem das propriedades para pequenos laticínios e grandes indústrias enfrentando os quase 80% dos mais de mil quilômetros de estradas da zona rural danificadas pelas chuvas.

"Estamos tentando fazer a recuperação de parte dessas estradas. O trabalho inicial priorizando as pontes que caíram, bueiros e passagens molhadas, desobstruindo essas áreas que estavam isoladas. É um trabalho que está sendo difícil por conta da continuação das chuvas", explicou Washington Azevedo, secretário de Agricultura de Bom Conselho.

Com os acessos com problemas, os produtores acreditam que as grandes empresas nesse período passaram a comprar leite em outros Estados, embora fique um pouco mais caro. "A partir do dia 14 de junho teve um descontrole e só foi realizada uma coleta até o fim do mês", disse o agricultor José Barbosa. A coleta de leite normalmente ocorria com intervalo de no máximo 1 dia.

Sem a coleta os produtores ficam sem ter como armazenar tanto leite. Por dia estão sendo jogados fora 50 mil litros diários. Um prejuízo de mais de um milhão de reais por mês.

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco informou que vai enviar máquinas e outros equipamentos para ajudar a recuperar as estradas que ligam 29 municípios do agreste, principais produtores de leite da região. É uma ação emergencial. Uma reunião com agricultores e representantes do governo está marcada para o dia 30 de julho para discutir um plano de recuperação de toda a malha rodoviária do agreste.

As informações são do Globo Rural, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


O MilkPoint e a PricewaterhouseCoopers desejam saber sua opinião a respeito de programas de fidelização de produtores de leite. Clique aqui para participar da pesquisa.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?