Parmalat busca se reerguer no país
Trinta e oito anos depois de iniciar sua operação no Brasil, a Parmalat tenta se reerguer no país. A marca, que vive à sombra do pedido de concordata em 2004 e denúncias de adição de soda cáustica e água oxigenada no leite em 2006, tem planos para voltar a ocupar as gôndolas brasileiras até dezembro. A estratégia é suportada na recuperação da confiança do consumidor, investimento em portfólio e marketing.
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"Parmalat é sinônimo de leite e um ícone como marca. Hoje ela é tão forte quanto nos anos 90. Pesquisas mostram que o bonding (fidelidade) da Parmalat é superior ao de outras marcas. Quem mais se aproxima hoje é a Paulista, da Danone, que se for à venda (a operação de leite) nos interessa", afirma Fernando Falco, presidente da Leitbom S.A., negócio de leite da GP Investments que detém a marca Parmalat, LeitBom, Ibituruna, Poços de Caldas, Paulista (a franquia só para requeijão), Lady e Glória.
Esse portfólio foi constituido em março, quando foi formado um consórcio entre a Laep Brasil (Latin America Equity Partners), a última controladora da Parmalat, e a Leitbom S.A. O contrato lhe rendeu a licença para operar a marca Parmalat no país para produzir e comercializar lácteos até 2017.
Atendendo diferentes regiões do país e públicos de renda variada, a Leitbom vê na reativação das marcas Parmalat e Glória, e no fortalecimento do portfólio da Poços de Caldas, uma forma de ampliar sua rentabilidade e fugir dos prejuízos que afetam o mercado de leite em tempos de preço em declínio.
Em 2009, a Leitbom faturou R$ 550 milhões e até o final de 2010, pretende chegar a R$ 1 bilhão. O executivo acredita que com condições adequadas de produção e mercado, a receita mensal da empresa pode chegar a R$ 130 milhões. Ontem (22), a Leitbom informou ao mercado ter aprovado a contratação de empréstimo de R$ 67 milhões junto ao Itaú BBA. Segundo Falco, o valor será usado como capital de giro para financiar o crescimento da companhia.
Falco prevê estimular o consumo de Parmalat a partir da recuperação da confiança do consumidor. Para isso, resgatará a associação da marca com o técnico Luiz Felipe Scolari (de volta ao Palmeiras) em comerciais de TV. Está no planejamento deste ano gastos na ordem de 7% da receita para financiar o marketing.
Para atender o que chama de "demanda reprimida do mercado por produtos variados", Falco teve que ir ao campo para reconquistar os produtores de leite que, no começo, não aceitaram fechar contratos. Hoje, o executivo garante contar com 24,2 mil produtores de leite de todo país. São oito fábricas, cinco da LeitBom e três da Laep, espalhadas pelo país e uma nona terceirizada.
A matéria é de Françoise Terzian e Ruy Barata Neto, publicada no jornal Brasil Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
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SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 28/07/2010

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 27/07/2010
Concordo plenamente com o Sr Paulo Alcantara da Silva Jr.
Quando será que virão a publico dizer que estão pagando os seus fornecedores?
Recomendo aos amigos produtores que façam pesquisa detalhada antes de entrar como fornecedores dessa empresa.

SANTO EXPEDITO DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 26/07/2010
Ou eles estão falidos ou tem más intenções.
Produtores, transportadores fornecedores etc... estão sem receber desde o começo do ano, só aparecem para divulgar que estão comprando empresas ou recebendo dinheiro de fundos.
Acho uma total falta de respeito, primeiro vão pagar as contas para depois ficar anunciando que estão afim de comprar alguma coisa.

SANTA FÉ - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 25/07/2010

XANXERÊ - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 24/07/2010

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS
EM 23/07/2010
CARRANCAS - MINAS GERAIS
EM 23/07/2010
Ela ainda tem forças e vai se reerguer tal qual Fênix.