Parceria entre UFPR e APCBRH promove qualidade no PR

Em 1990, o Convênio envolvendo a UFPR e a APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), possibilitou o apoio financeiro da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional, no valor de US$ 700 mil, necessários para a estruturação do laboratório que analisa cerca de 120 mil amostras de leite/mês. Hoje o laboratório está consolidado atendendo produtores de leite, indústrias e programas governamentais, favorecendo avanços obtidos na melhoria da qualidade do leite em diversos programas do governo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná promoveu na última quarta-feira (15) seminário sobre a qualidade do leite, sistema de abastecimento, comercialização e distribuição. O evento contou com a participação de técnicos, produtores, representantes de laticínios e de entidades ligadas à cadeia produtiva do leite no Estado, e teve como convidado especial, o professor Humberto Monardes.

Humberto Monardes, professor de Melhoramento Animal e de Pecuária Leiteira da Universidade McGill de Montreal, no Canadá, foi coordenador do Convênio envolvendo a UFPR e a APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), em 1990, que possibilitou o apoio financeiro da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional, no valor de US$ 700 mil, necessários para a estruturação do laboratório que analisa cerca de 120 mil amostras de leite/mês.

Hoje o laboratório está consolidado atendendo produtores de leite, indústrias e programas governamentais, favorecendo avanços obtidos na melhoria da qualidade do leite em diversos programas do governo. "A situação do setor leiteiro no Paraná e no Brasil é bem diferente de 20 anos atrás, quando começamos com a transferência de conhecimentos. Hoje, além da forte relação entre as pessoas envolvidas, surpreende pela qualidade que encontramos. É bom saber que a qualidade do leite do Paraná é a melhor do Brasil, e referência para outros Estados", comentou o professor.

Para o diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Eliel de Freitas, esta parceria do Governo com o laboratório da UFPR/APCBRH, é essencial para garantir a qualidade do leite distribuído pelo Programa Leite das Crianças. "É impressionante o efeito provocado. Passa pelo desenvolvimento das crianças, garante preço mínimo ao produto e incentiva o pequeno produtor, que com assistência técnica passa a ter mais produtividade e qualidade", destacou. Desde que foi criado, em 2003, o Programa já atendeu mais de 1,2 milhão de crianças, com a distribuição de 365 milhões de litros de leite. Nesse período, mais de 4,2 milhões de amostras de leite foram analisadas.

O ex-secretário da Agricultura e responsável pela implantação do Programa Leite Paraná, Newton Pohl Ribas, também ressaltou a parceria com a Universidade McGill do Canadá. "O leite evoluiu muito em qualidade, e as ações que envolvem toda a cadeia produtiva favorecem o fortalecimento das economias locais, a cidadania e a inclusão social. O leite vem passando por um processo não só de aumento de produção, mas tendo a cada dia aprimorado a sua condição de higiene, sanidade e principalmente de qualidade. Tudo isto porque conseguimos ter no Paraná um laboratório como este da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, trabalhando no monitoramento dos nossos rebanhos", afirmou.

As informações são da Agência Estadual de Notícias do Paraná, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já viu a programação do Interleite Sul 2010, que trará um grande debate sobre competitividade em vários estados brasileiros e Argentina? Clique aqui para mais informações. Não deixe de participar desse evento!
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?