Os pães de queijo da empresa brasileira Forno de Minas vêm sendo vendidos em várias lojas especializadas e étnicas nos EUA desde 1998, mas registraram um crescimento de 286% nas vendas entre 2015-2017. Após a explosão de dietas sem glúten e a conscientização sobre a doença celíaca nos EUA na última década, a marca começou a se concentrar em expandir sua presença no mercado americano em 2015. O pão de queijo agora é vendido em mais de 2.500 supermercados, e inclusive, em redes como Target, Walmart e Whole Foods.
'Boom' dos produtos sem glúten
O queijo regional é misturado com uma massa misturada de tapioca, ovos e leite, tornando os pães totalmente sem glúten, com uma casquinha crocante em volta e o interior macio.
Tamyres Romano, gerente internacional de marketing da Forno de Minas, disse: "os produtos à base de tapioca são muito raros na cultura gastronômica dos Estados Unidos. No entanto, o 'boom' sem glúten trouxe esses ingredientes como uma opção inovadora para oferecer esse benefício. Nas culturas latinas, é o oposto. Estamos muito acostumados com produtos à base de tapioca/mandioca/milho, e é por isso que o pão de queijo, algo muito típico para nós, tem sido visto como um produto inovador no mercado dos EUA", disse ela.
A marca Pão de Queijo, com sede em Portland, foi lançada em 2009 por um expatriado brasileiro que sentia falta de seu lanche favorito. A Brazi Bites agora vende seus pães de queijo congelados em quatro variedades de sabores, que ficam prontos em 20 minutos.
Em comparação, a Forno de Minas tem sido uma marca de alimentos líder no Brasil há anos, que foi expandida para os EUA para preencher uma lacuna em um mercado de opções de lanches sem glúten. O pão de queijo da Forno de Minas é vendido congelado no sabor original e fica pronto em cinco minutos.
"Nosso pão de queijo é elaborado a partir de uma receita familiar transmitida por meio de gerações com raízes profundas em nossa ‘pátria colorida’. A empresa é pioneira na produção do pão de queijo congelado, uma marca top of mind no Brasil e líder absoluto em participação de mercado de exportação para mais de 15 países ao redor do mundo", disse Romano.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.