Importantes operadores de lácteos da China, incluindo a maior companhia de lácteos do país, a China Mengniu Dairy Co Ltd, aumentaram os preços de alguns de seus produtos, citando os altos custos da matéria-prima, mesmo com a indústria lutando para recuperar a confiança dos consumidores após uma série de escândalos.
Alguns analistas disseram que os aumentos nos preços poderão adiar uma recuperação na indústria de lácteos do país, que foi novamente abalada em dezembro por um escândalo de leite na Mengniu, enquanto outros disseram que isso poderá estimular a competição no setor.
"Isso pode não ser uma coisa boa para a Mengniu, à medida que a companhia pode perder participação de mercado para os competidores em curto prazo, mas suas previsões permanecem promissoras em longo prazo", disse o presidente do Delta Asia Financial Group, Conita Hung.
A Mengniu disse que o aumento, cujo tamanho não foi revelado, entrou em efeito no começo do ano, enquanto um porta-voz da Beijing Sanyuan Foods Co Ltd disse que aumentou os preços em 0,10-0,20 yuan (US$ 0,015-US$ 0,031) para compensar pelo aumento nos custos da matéria-prima, mão-de-obra e logística.
O jornal Southern Metropolis Daily reportou na quarta-feira que a Inner Mongolia Yili Industrial Group Co Ltd também aumentou os preços. Oficiais da Yili não foram encontrados imediatamente para comentar.
A Mengniu, que produz leite, sorvete e iogurte, disse no mês passado que destruiu produtos encontrados pela vigilância de qualidade do Governo contendo uma substância causadora de câncer chamada aflatoxina. A companhia perdeu cerca de um quarto de seu valor de mercado em um único dia após o escândalo ter sido revelado.
A Mengniu também compete com empresas estrangeiras, incluindo a maior companhia de alimentos do mundo, a Nestlé, e a francesa Danone.
Na semana passada, a vigilância de qualidade da China disse que não tinha encontrado mais casos de leite contaminado com altos níveis do fungo carcinogênico após testar produtos de importantes produtores de lácteos.
A BOCI Research revisou para baixo as estimativas de lucros da Mengbiu em 9% e 2% para 2012 e 2013, respectivamente, mas o corretor retém um "compra" em estoque devido à previsão promissora da indústria.
A China é um mercado de crescimento enorme para os lácteos à medida que a demanda da crescente classe média aumenta rapidamente, apesar de que o grande desafio é fornecer marcas de alta qualidade que satisfaçam a demanda doméstica.
Muitos consumidores chineses, especialmente pais de bebês, compram leite em pó importado devido aos medos referentes à segurança dos produtos locais, criando um mercado favorável para o leite em pó importado. Em 2010, a China importou mais de 400.000 toneladas de leite em pó, 60% a mais que em 2009, de acordo com a China Research and Intelligence.
Investidores em companhias de lácteos chinesas foram afetados há três anos, após leite contaminado ter sido relacionado à morte de seis crianças. As ações da Mengniu caíram em 65% em 2008, apesar de terem quase dobrado desde então.
A reportagem é da Reuters, traduzida, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Operadores de lácteos da China aumentam preços à medida que custos crescem
Importantes operadores de lácteos da China, incluindo a maior companhia de lácteos do país, a China Mengniu Dairy Co Ltd, aumentaram os preços de alguns de seus produtos, citando os altos custos da matéria-prima, mesmo com a indústria lutando para recuperar a confiança dos consumidores após uma série de escândalos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.