Oferta da Lactalis faz atiçar interesse pela Parmalat

O Groupe Lactalis, da França, informou que fará uma oferta de 3,38 bilhões de euros (US$ 4,93 bilhões) por todas as ações da italiana Parmalat SpA que ainda não possui, numa tentativa de erguer uma líder mundial na indústria de laticínios, com 14 bilhões de euros em receita. "Depois da oferta da Lactalis, prevemos que a Parmalat se torne atraente para os especuladores novamente, já que não excluímos uma contraoferta", afirmou a corretora Banca Imi em nota.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Groupe Lactalis, da França, informou que fará uma oferta de 3,38 bilhões de euros (US$ 4,93 bilhões) por todas as ações da italiana Parmalat SpA que ainda não possui, numa tentativa de erguer uma líder mundial na indústria de laticínios, com 14 bilhões de euros em receita.

A ação da Parmalat deu um salto de 11% em Milão. A alta é reflexo de que os investidores começaram a especular sobre uma possível guerra de ofertas pela empresa. "Depois da oferta da Lactalis, prevemos que a Parmalat se torne atraente para os especuladores novamente, já que não excluímos uma contraoferta", afirmou a corretora Banca Imi em nota.

A oferta da Lactalis surgiu ao mesmo tempo em que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, chegou a Roma para uma reunião de cúpula com o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. As relações estão tensas desde março, quando a Lactalis informou que havia acumulado uma participação de 29% na Parmalat, provocando preocupações em Roma de que a indústria italiana estava perdendo suas grandes empresas para multinacionais francesas.

O anúncio da Lactalis também foi feito numa semana crucial para banqueiros, financistas e industriais italianos, quando eles tentam chegar a um acordo para uma defesa conjunta da Parmalat. O banco italiano Intesa Sanpaolo SpA trabalha há semanas para criar um consórcio com a bênção do governo italiano. O Cassa Depositi e Prestiti SpA (CDP), um banco estatal, também mudou seu estatuto para que possa adquirir participações em empresas consideradas de importância estratégica para a Itália.

Mas o analista Simone Ragazzi, do Centrobanca, disse que não está claro se o CDP e os outros potenciais membros do consórcio colocarão dinheiro numa oferta rival à da Lactalis. "Ainda precisamos saber quem vai pôr dinheiro na mesa", disse. Nem a Parmalat nem o Intesa Sanpaolo tinham comentários imediatos.

Quando acumulou sua participação de 29%, em março, a Lactalis tentou amenizar as preocupações italianas ao mostrar-se disposta a ter uma sócia que ajude a expandir as operações da Parmalat. Ontem a Lactalis informou que manteria a sede da Parmalat na Itália e poderia transferir parte da divisão de leite processado na França e na Espanha para a empresa italiana. A Lactalis também informou que a ação da Parmalat continuaria a ser negociada em bolsa.

A Lactalis, que é controlada pela família Besnier, cresceu na década passada com uma série de aquisições. Ela assumiu mais de uma dezena de marcas, como a fabricante italiana de queijo Galbani, a espanhola Lauki, a americana Rondele e a britânica Lubborn. No ano passado a Lactalis obteve autorização da União Europeia para comprar a Puleva Foods, uma subsidiária de produção de leite da espanhola Ebro Foods SA, por 630 milhões de euros.

A matéria é Christopher Emsden, do The Wall Street Journal, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?