Uma nova pesquisa será realizada no final do ano para confirmar essa tendência. No entanto, os novos hábitos alimentares influenciaram esse bloqueio no avanço da obesidade. Hoje o brasileiro consome menos refrigerantes e bebidas adoçadas: em 2007, 30,9% dos moradores das capitais faziam consumo regular desses produtos, enquanto hoje esse comportamento é reproduzido por apenas 14,6% das pessoas. Entre os jovens de 18 a 24 anos, porém, 22,8% ainda mantém o hábito de consumir essas bebidas. Justamente nessa faixa etária a redução no consumo de refrigerantes e bebidas adoçadas foi mais discreta.
A inclusão de frutas e hortaliças na alimentação também melhorou, mas ainda fica abaixo do patamar ideal. Entre a população com idade entre 18 e 24 anos, cresceu 25% a quantidade de pessoas que consomem esses alimentos em pelo menos cinco porções na semana. No entanto, esse hábito é citado por apenas 19,63% desses jovens. Já entre os entrevistados com idade acima de 65 anos, 26,9% fazem uso de frutas e vegetais na quantidade recomendada.
As mudanças que frearam a obesidade e o sobrepeso não ocorreram somente na alimentação. Aumentou também em 24% o número de brasileiros que afirmam praticar exercícios de forma leve ou moderada. Os indicadores ainda precisam melhorar mais, no entanto a busca por alimentos saudáveis e a recusa àqueles maléficos à saúde devem ser cada vez mais constantes por quem frequenta o seu supermercado.
As informações são do Supermercado Moderno.