As vendas de iogurtes probióticos Yakult e Actimel, da Danone, estão congelando ou caindo na maioria dos mercados da Europa Ocidental e também no Japão, onde o conceito nasceu, mas nos mercados BRIC (Brasil, Rússia, Índia, e China) estão aumentando, principalmente com os iogurtes para comer com colher.
As estatísticas internacionais do Euromonitor mostram que as vendas de iogurte para beber caíram na Espanha, Suíça, Itália, Irlanda, Alemanha e França entre 2006 e 2011.
Inclusive, no maior mercado do mundo para esses produtos, o Japão, tem havido queda, com as vendas sendo de 2,5 bilhões de euros (US$ 3,30 bilhões) no ano passado de um máximo de 2,8 bilhões de euros (US$ 3,70 bilhões) em 2007.
Na Espanha, as vendas alcançaram um máximo de 493,8 milhões de euros (US$ 653,78 milhões) em 2009, frente a 396,2 milhões de euros (US$ 524,56 milhões) no ano passado. A Itália chegou aos 269,4 milhões de euros (US$ 356,68 milhões) em 2009, mas ficou em 231,5 milhões de euros (US$ 306,50 milhões) em 2011.
A Alemanha passou e 354,9 milhões de euros (US$ 469,88 milhões) em 2009 para 310 milhões de euros (US$ 410,43 milhões), enquanto a França teve uma leve redução de 202 milhões de euros (US$ 267,44 milhões) para 197,9 milhões de euros (US$ 262,01 milhões).
A ambiguidade nas regulamentações da União Europeia (UE) com relação às declarações de saúde e os contínuos problemas de recessão na zona do euro proporcionaram esse cenário, fatores que não afetam os países BRIC.
Enquanto o mercado da Índia segue sendo modesto, de 3 milhões de euros (US$ 3,97 milhões), os outros estão crescendo, especialmente China e Brasil, que se converteram no segundo e terceiro maiores mercados mundiais depois do Japão, com taxas de crescimento de cerca de 300%. A China aumentou de 487,2 milhões de euros (US$ 645,04 milhões) em 2006 para 1,3 bilhão de euros (US$ 1,72 bilhão) em 2011. O Brasil passou de 399,6 milhões de euros (US$ 529,06 milhões) para 1,1 bilhão de euros (US$ 1,45 bilhão) no mesmo período e a Rússia cresceu de 170,1 milhões de euros (US$ 225,21 milhões) para 426,9 milhões de euros (US$ 565,21 milhões).
Outros países da Europa Oriental, como Polônia, Ucrânia, Hungria e Romênia mostraram um crescimento sustentado, ainda que não espetacular.
Os Estados Unidos tiveram queda de 270,8 milhões de euros (US$ 358,53 milhões) em 2009 para 213 milhões de euros (US$ 282,01 milhões). O México teve melhor movimento, de 231,8 milhões de euros (US$ 306,90 milhões) para 393,8 milhões de euros (US$ 521,38 milhões).
Iogurte de colher
A categoria de iogurte probiótico para comer com colher como o Activia, da Danone, teve um melhor desempenho geral, especialmente nos mercados da Europa Ocidental. No Reino Unido, as vendas de 312,1 milhões de euros (US$ 413,21 milhões) se elevaram para 646,2 milhões de euros (US$ 855,56 milhões) no ano passado; a Itália passou de 200,7 milhões de euros (US$ 265,72 milhões) para 386,7 milhões de euros (US$ 511,98 milhões); Espanha chegou a 439,9 milhões de euros (US$ 582,42 milhões) e a França a 451,2 milhões de euros (US$ 597,38 milhões).
Os iogurtes para comer com colher também tiveram bom desempenho nos Estados Unidos, passando de 438,2 milhões de euros (US$ 580,17 milhões) em 2006 para 1,56 bilhão de euros (US$ 2,06 milhões) em 2011, passando o Japão como o maior mercado do mundo nessa categoria.
A reportagem é do www.clubdarwin.net, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
O consumo de iogurtes cai na Europa, mas sobe nos países emergentes
As vendas de iogurtes probióticos Yakult e Actimel, da Danone, estão congelando ou caindo na maioria dos mercados da Europa Ocidental e também no Japão, onde o conceito nasceu, mas nos mercados BRIC (Brasil, Rússia, Índia, e China) estão aumentando, principalmente com os iogurtes para comer com colher.
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