NZ: Fonterra expandirá produção de UHT em 30%
A Fonterra irá aumentar sua produção de leite UHT em 600 mil unidades semanais, ou 30% da atual capacidade de produção, assim que completar a expansão de US$ 5,8 milhões de sua planta processadora de leite UHT em Takanini, Auckland. O diretor da Fonterra Brands, Peter McClure, disse que a companhia espera aumentar sua participação do mercado mundial do produto, particularmente na Ásia e Pacífico.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
"O consumo global de leite UHT deve crescer a uma taxa anual de 5,2% até 2012, tornando-se uma das categorias lácteas de maior crescimento e uma excelente oportunidade para exportações. Quando aumentarmos nossa capacidade produtiva, teremos a possibilidade de expandir nossos negócios na China, Cingapura e Hong Kong, bem como entrar em novos mercados como Malásia, Indonésia e Vietnã", disse McClure.
"Quando começamos com o UHT em 1981, produzíamos apenas 5 milhões de litros por ano. A demanda crescente da Ásia e Pacífico nos fez dobrar a nossa produção de 27 milhões de litros em 2005 para 60 milhões de litros no ano passado. Com a expansão, teremos uma produção anual de 90 milhões de litros, que é mais de 1,7 milhões um litro leite UHT no varejo por semana".
"O limitado abastecimento nacional de produtos lácteos nos países asiáticos, as populações em crescimento e educação sobre os benefícios nutricionais do leite estão criando essa demanda. O UHT não precisa de refrigeração e tem validade de nove meses, tornando-o perfeito para a exportação para países com climas quentes", completou McClure.
A Fonterra está buscando inovar com UHT e desenvolver novos produtos para adicionar ao seu portfólio, como o UHT com baixo teor de gordura e leite enriquecido com vitaminas. A empresa também irá adicionar dois novos produtos para sua linha de cremes de leite UHT.
"O mercado mundial de lácteos mostra que os consumidores estão procurando cada vez mais produtos que são mais convenientes e benéficos para a saúde. Em 2011, nós vamos adicionar dois cremes de leite UHT ao alcance das foodservices. Também procuramos desenvolver leites UHT com baixo teor de gordura e enriquecidos, segundo observamos um aumento na demanda por esses produtos nos mercados emergentes".
"Como líder em inovação de produtos lácteos, estamos sempre à procura de desenvolver novos produtos que irão atender a todos os nossos mercados", finalizou McClure.
As informações são da Fonterra, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já viu a programação do Interleite Sul 2010, que trará um grande debate sobre competitividade em vários estados brasileiros e Argentina? Clique aqui para mais informações. Não deixe de participar desse evento!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 13/09/2010
Isso deverá ter algum efeito futuro na fórmula de precificação do leite ao produtor da NZ, já que no fluído os sólidos deverão ter comparativamente menor peso na composição dos custos industriais em relação ao leite destinado aos produtos desidratados e queijos.
Outro aspecto importante é que poucos são os países que poderão competir na Asia com a NZ no fluído, já que a distância inviabiliza os players mais competitivos das Americas.